Monday, June 10, 2013

Coleta de Lixo (da série Tudo Conto)

Acontecia assim: sem mais nem menos aparecia na casa do fulano um carro, desciam dele indivíduos muito bem-apessoados, se apresentavam, conversavam com a família daquele ou daquela que iria e, hipnotizando-os ou não, todos concordavam que era necessário, acompanhando-os aquele ou aquela considerado ou considerada muito ruim, gente-lixo, mulheres e homens que batiam em crianças, homens que batiam em mulheres, todos que desconsideravam os avôs e as avós, apesar do mandamento dizer “honrarás pai e mãe”. Os que roubavam, os que entregavam obras de terceira ou de quarta com dinheiro de primeira.
Deixavam em seu lugar simulacros que pareciam gente, mas não eram, eram robôs de carne, carneware, porém bem melhorados, sem aqueles defeitos horrorosos.
Para onde iam aqueles e aquelas?
Será que viravam sabão?
Claro que não, respondiam os bem-apessoados.
Vão para reciclagem. São almas que não mereciam estar na Terra e chegando aqui com bons propósitos se desviaram no caminho e perderam o direito de estarem vivos.
- Vão ser mortos?
- Não, de jeito nenhum, apenas desaparecerão e suas imagens de vida serão aproveitadas em outros lugares.
- Vão apanhar?, desejavam algumas crianças vingativas.
- Não, de modo nenhum, não é assim que i Deus-Natureza age.
- Vão para a prisão?
- Nem pensar, não vão passar nem mesmo um tempinho na prisão, no purgatório, no sanatório das almas. Ele é apenas para os que são passíveis de alcançar o Céu.
- Vão para o inferno?
- Não, já estavam no inferno dentro de suas memórias. Vão ser dissolvidos, não-absorvidos.
E lá iam os bem-apessoados fazer a coleta.
A gente-lixo, uma vez parado o carro na frente da casa, não podia fugir, suas pernas se lhe desobedeciam. Ficavam incapazes de ir a qualquer lugar, de fugir, de tentar escafeder. Diante de seus olhos passavam os atos de covardia.
A gente-lixo tentava argumentar, mas não tinha jeito.
Podia ser um médico famoso, um grande tenista, uma conhecida socialite que maltratava os animais, um padre pedófilo, um pastor que traçava as ovelhas, um deputado que montava um esquema de desvio na Assembléia, um senador influente, não tinha jeito, quando chegavam os bem-apessoados cada um tremia nas bases. Uns urinavam nas calças, outros desmaiavam porque suas vidas tinham sido desnudadas, outros tremiam de dar dó. Caíam dos pedestais.
E já que tudo vinha de Deus não adiantava mesmo nada armar para escapar da justiça, porque esta não era corrupta e venal como a “dos homens”: era justiça mais alta e incorruptível. Não adiantava sacar da poupança para emergências que todo corrupto esperto faz, porque esta justiça vinha do alto.

No comments: