Thursday, June 13, 2013

Consciência Pesada (da série Conto Tudo Novo)


Foi um boçal qualquer que inventou isso de soltar o vírus “consciência pesada”: ele se comprazia em ir a comício e soltar o CP. As cabeças tombavam e quase nenhum político do Megislativo, pouquíssimos juízes do Eudiciário, contados a mão governantes do Jexecutivo, número mínimo de ministros do Linistério não pendia as cabeças – todos tinham consciência pesada. Eram 5,5 mil perfeitos, dezenas de milhares de dereadores, incontáveis deles.
Quem tivesse feito isso ou aquilo, todos com consciência pesada.
O sacana ia às palestras dos empresários e soltava o cepê, CP, consciência pesada e era um inferno: nem adiantava fingir que era torcicolo, era consciência pesada MESMO. Algum exagero do passado, sonegação, pernada nos sócios, uso da empresa com fins próprios, maus-tratos aos funcionários, redução do peso ou da qualidade dos produtos, era uma bosta.
De onde saiu esse filho da puta?
Começou uma gritaria danada. Aqueles poucos que não tinham consciência pesada foram visto como meliantes, COMO SE ELES FOSSEM OS GRANDES RESPONSÁVEIS: por quê tão poucos? Esses porras tão aí para denunciar a gente! Pega pra capar! Todos empinadinhos, de cabeça em pé, cheios de empáfia, enquanto os outros pendiam suas cabeças para frente, para trás, para os lados. Em uns a consciência pesava tanto que eles não conseguiam nem ficar em pé – esses eram os mais revoltados, porque eram motivo de chacota daqueles que tinham pouca consciência pesada.
O Congresso passou moção devastadora. O Senado, tanto quanto a Câmara votou resolução que levava as forças armadas a agir em surdina para impedir essa ação de estrangeiros que queriam desestabilizar os vários níveis do governo brasileiro. Particularmente, quase todos os generais estavam com consciência pesada. Como se sabe, “coronel é que nem macarrão, só é durinho até entrar na panela”, de forma que os coronéis durinhos não tinham consciência pesada, era uma garantia e os generais com cepê apelaram a estes, usaram a indignação desses para incitar as tropas. As potências estrangeiras hostis às forças armadas...
Na imprensa havia também muita gente com consciência pesada, em toda a mídia (muitos na TV, na Revista, no Jornal, no Livro-Editoria, na Internet, na Rádio, em toda parte). Os efeitos iam se espalhando, era uma praga, o povo olhava espantado seus líderes, quase todos com consciência pesada.
Aqueles com cepê procuravam revidar e acusavam os outros, agradecendo a Deus por a maioria do povo (nem todos dele) estar isenta, porém também se via muito, embora por outros motivos, como inveja, deduragem, puxa-saquismo, pequenos furtos, uma quantidade enorme de desvios que a consciência pesada punia irremediavelmente.
E tanto fizeram que o rapaz foi encarcerado, o bioquímico que inventara essa força desmoralizadora do governo, esse agente dos poderes estranhos, das doutrinas anti-brasileiras.

No comments: