Monday, June 10, 2013

O Chefe de Cócoras (da série Tudo Conto)


O chefe da tribo, com grande e volumosa cabeleira amarfanhada, barba imensa mais encaracolada ainda, pele toda vincada aos 52 anos já anciãos, estava sentado há bastante tempo na encosta da montanha. Os seus segundos e terceiros e os fazedores de martelos de guerra em obsidiana e pontas de flecha em sílex, os curtidores de peles grossas para defesa do corpo contra predadores, os especialistas em criação das melhores lanças e arcos curvos mais poderosos, todos estavam nas redondezas, cada qual ocupado com sua tarefa e especificidade.
O chefe olhava.
Não estava pintado para a guerra, ninguém estava.
Enquanto os outros trabalhavam, ele pensava e sondava o tempo e o espaço, estreitando os olhos cheios de rugas, marcas muito expressivas, rosto talhado. Por baixo das pesadas roupas o corpo estava todo lanhado das feridas das muitas décadas, desde as escarificações das provas de maturidade, 40 anos passados, quase. Ele mal se lembrava. Dos que fizeram a passagem com ele só sobravam dois. Poucos, bem poucos, eram mais velhos que ele, poucos sobreviviam, fossem homens ou mulheres, quando a média de vida era 25 anos, particularmente entre os homens pelos enfrentamentos, as mulheres em razão dos partos.
Ele olhava, fincando os olhos, decidindo para onde caminhar em busca das grandes presas que sustentariam a tribo durante o inverno.
Olhava, tentando lembrar-se de tudo que observara desde quando era meramente um guerreiro jovem em busca de proezas que o destacassem perante as mulheres e os jovens adultos.
Tinha as unhas imensas e afiadas em ponta.
Não era apenas para proteger seus ouvidos e sua boca de insetos que tinha os cabelos compridos, sujos e enrodilhados; também se prestavam a proteger seu pescoço e garganta de ataques de predadores e inimigos ou até mesmo de amigos. Era difícil penetrar aquelas massas densas de sujeira e lama ressecada. As mulheres que se agüentassem ou que, na volta, lhe desse banho com as ervas delas.
Agora já estavam novamente sujos para a viagem que se anunciava próxima, de semanas e até de meses, se as caças tivessem ido muito longe.
Nisso um grupo de jovens começou uma arruaça próxima e um, particularmente, começou a ofendê-lo, reclamando de sua velhice, dizendo-o caduco, incapaz de levar adiante o destino da tribo. E ficaram ali um tempo grande se pavoneando, até que o chefe lentamente se levantou, caminhou até eles e de um golpe só rasgou a garganta do jovem imberbe, abrindo-a com suas unhas endurecidas, cortando-o na jugular. O jovem estrebuchou e morreu, os demais tomaram um susto e se afastaram, os mais velhos prontamente se colocaram ao redor do chefe para dissuadir os recalcitrantes.
CHEFE (baixinho) – quem você colocará no lugar dele?
SUBCHEFE – Já temos alguém em vista.
CHEFE (a todos) – amanhã sairemos bem cedo.

No comments: