Monday, June 10, 2013

Premiação do Cão (da série Tudo Conto)


Como fazia todo ano O Cão em pessoa foi apresentar a festa, dando a aula inaugural do ano que se iniciava na Escola do Cão, onde só os melhores freqüentavam. E distribuía os prêmios Destaques do Ano. Os professores decanos estavam todos presentes e à medida que Sua Majestade ia apresentando-os eles se levantavam e se inclinavam, fazendo mesura perante as classes todas presentes.
Prorrompiam os aplausos, era ensurdecedor, tantos professores queridos tinham feito tanto para encher as dependências da Escola do Inferno.
Hitler, Napoleão, Gêngis, Átila, Tamerlão, César, Alexandre, todos os grandes estavam lá.
- Não podemos esquecer Pol Pot, três milhões.
Vieram os aplausos, as pessoas se levantaram, os estudantes ululavam!
Modestamente Pol Pot se levantou e agradeceu.
- Não tanto quanto Hitler, 60 milhões – e apontou para o mestre.
- Os Bush, pai e filho, isso do Iraque foi lindo.
Mais aplausos, lágrimas, alguns se emocionaram demais e precisaram sair da sala, que era imensa, para conter tantos políticos, tantos drogados, tantos juízes, tantos executivos públicos e privados.
Bush Junior se levantou.
- Quero lembrar os meus associados, Cheney, Condoleezza, Rumsfeld. Bruce, Condoleezza, Donald, por favor. Ainda não estamos aqui definitivamente, Senhor, mas vamos estar.
- Bravo, bravo! - gritou algum fã – são os maiorais.
Mais aplausos, embora mais contidos.
Sua Majestade franziu o cenho.
- São tantos, são tantos. Não dá para mencionar todos. Ali no canto os brasileiros, muito bons, estão só começando. Fidel, Chavez, não podemos esquecer Pinochet, o pessoal dos bastidores da Primeira e da Segunda Guerra, nossos aplausos agradecidos. A turma toda das epidemias, nossos agradecimentos. A trupe que desvia dinheiro que iria salvar vidas ceifadas pela fome na África, isso foi lindo e ano após ano me enternece. Os coronéis do Nordeste que também desviam dinheiro. O Juiz Lalau, a advogada, tantos, tantos, sinto-me comovido, todos formados aqui e saídos para infernizar o mundo. Nós sentimos que fizemos a má obra com força e indignidade.
- Majestade, e a turma do PT?
- Bem lembrado. Puxa, isso é que foi golpe, bonito demais. Parecia que vocês estavam trabalhando pro outro lado, desviaram o partido da retidão, meteram mesmo a mão, o Zé Dirceu e toda a turma, meu muito obrigado. O Presidente L... (e fez o sinal com os quatro dedos), recebeu um mandato do Céu e traiu bonitinho mesmo, se locupletou, meteu os dedos com força, se tivesse dez levava mais.
- Agora vamos parar de falação e vamos cair na gandaia. Vamos servir Sangue, Suor e Lágrimas que conseguimos tirar do povão.

- Urra, urra, urra – gritaram os estudantes.

No comments: