Monday, June 10, 2013

Quanto Custa? (da série Tudo Conto)


- Nina, segundo diziam as reportagens, alguns anos atrás, os militares desviaram para a Suíça 20 bilhões de dólares em 21 anos de ditadura militar. Pouco antes da ditadura civil escreveram nos muros de Linhares em 1984: “vamos trocar 20 anos de ditadura por 10 anos de merda pura”, só errando na quantidade de anos da posteridade, pois já vão quase 30. Collor e PC Farias (quando vi os irmãos em volta do caixão dele pensei: “é tudo Farias do mesmo saco”) arrastaram US$ 2 bilhões em dois anos.
- Parece que dá um bilhão por ano, né?
- É. De 64 para cá são 46 anos, então no mínimo mais de 46 bilhões de dólares. Foi porisso que imaginei que o ex-presidente Sarninha levou 5. Ele asfaltou até os postes do Maranhão e investiu tanto no Algarves (já devem ter repatriado esse dinheiro, como português investindo no Brasil) a ponto de fazerem uma estátua dele por lá.
- Parece que vão chamar o Maranhão de Sarneylândia.
- Bem, aqui vai minha tese: o PT ocupou 50 mil cargos no governo federal, como um camarada ex-petista disse que fariam - fizeram. E essa racinha produziu todos esses escândalos, custando-nos bilhões e bilhões de dólares.
- Jorge, você viu essa dos aviões?
- Vi. Não é fichinha, mas pense no que uma investigação mostraria depois de Juscelino!
- Vixe! Se alguém fizesse um livro!
- Por quê você não faz, sendo professora-doutora em letras? Tá pra você, né não?
- Não dá, estou em vários projetos.
- Tá, tá. Bem, minha questão é esta: quanto custa para nós um voto em termos de todos os desvios promovidos por políticos do Legislativo, governantes do Executivo e juízes do Judiciário? Tantos bilhões divididos ano a ano por tantos milhões de votantes.
- Lembrando que os juízes não são eleitos.
- Sim, claro, mas os do Supremo são indicados pelo Presidente, os dos Tribunais de Contas pelo Legislativo e os desembargadores pelos governadores. Voltando: qual é o montante dos desvios? Você sabe?
- Eu, não, e de todo modo é tanto que seria difícil de levantar. Dividindo esses 46 bilhões presumidos (é bom lembrar que esses 46 bilhões SÃO SÓ OS QUE OS DIRIGENTES SUPERIORES LEVARAM, sem falar nos escalões menores: vamos chutar 200 bilhões ao longo de 50 anos).
- Mais, muito mais.
- Vá que seja, mas não temos certeza. Você, como economista, acha fácil levantar isso?
- De jeito nenhum, nem sonhando, seria preciso um grupo-tarefa com advogados e a OAB participando, contadores, matemáticos, uma turma grande trabalhando tempo longo inteiramente dedicado – e quem financiaria isso? Lembre que seria preciso investigar as autarquias e empresas públicas...
- Ih, rapaz, tinha esquecido. Trilhões, trilhões! Só na Petrobrás, hem?
- Não se esqueça também das empresas privatizadas, como a CVRD, as perdas para o Brasil, promovidas pelo FHCB: só as reservas biológicas dela tem trilhões em material genético e árvores, sem falar nas jazidas não exploradas que valem outros trilhões – tudo isso foi comprado pelo Elke por mixurucas U$ 5 bilhões. Nesses 14 ou 15 anos Elke já passou à 8ª fortuna do mundo com 27 bilhões de dólares. Não sei se qualquer um, ou grupo, poderia estimar, quanto mais avaliar com algum grau de certeza.
- É, meu filho, o troço é grande.
- Pois então, quanto custa um voto? Faço-me essa pergunta desde quando tinha menos de 20 anos, antes até, lá se vão 40 anos. É como se, sem você saber, um tanto de dinheiro estivesse sendo diariamente tirado de sua conta no banco em escolas, estradas, hospitais, alfabetização, computadores, segurança, praças, banda larga, investigação tecnocientífica, financiamento de patentes, editoria de livros, um sem fim de produtos sociais. Você não vê, mas eles estão metendo a mão.
- Agora mesmo, enquanto estamos aqui tomando nosso chope eles estão enfiando as munhecas em nossos bolsos, pegando a gente por trás, os larápios. O esquemão nunca será vencido?
- Veja o que pensei: se você deixar uma bicicleta sem cadeado enquanto vai à padaria alguém passa e pega. Não é só o roubo, É O FATO DE QUE A QUALQUER MOMENTO EM QUALQUER LUGAR ESTÁ PASSANDO ALGUÉM DISPOSTO A CARREGAR ALGO QUE NÃO É SEU. Esse é o país em que passamos a viver e foi inteiramente financiado pelas elites corruptas e corruptoras.
- Não precisa gritar.
- Desculpe, fico indignado demais.
- É mesmo, sem dúvida é assustador.
- Será que há jeito de mudar isso?

- Não sei. E muito menos sei se alguém ou vários aceitariam a tarefa hercúlea de investigar isso que você colocou.

No comments: