Thursday, June 27, 2013

Regras da Fésquisa (da série Conto Tudo Novo)


“Se forças místicas, que podem ser comparadas a espíritos, animam a natureza, o homem poderá exercer ação sobre ela como age sobre os seres espirituais, através de palavras e gestos apropriados”. Félicien Challaye, As Grandes Religiões, 6ª edição, São Paulo, IBRASA, 1981, p. 37, e a nota de rodapé “fluído constituinte das virtudes das coisas e dos seres, força cega que os iniciados conseguem canalizar para seu proveito e da qual chegam a extrair à vontade efeitos benéficos e danosos” (op. Cit., págs. 90-91, Kreglinger).
 ***


- Nimo, não sei o que está dando errado...
- O que foi?
- As experiências não estão dando certo.
- Seguiu as regrinhas do manual?
- Claro.
- Rezou para o seu totem de manhã?
- Sim.
- Fez as abluções?
- Sim.
- Então não sei. Prestou atenção às recomendações de São Darwin? E de São Bacon?
- Evidente. E às do Perfeito Newton e às do Perfeito Einstein também. Definitivamente tem algo errado.
- Bem, temos de pensar. Vazou algum mana seu? Mediu com o manâmetro?
- Sim, 87 %.
- Nossa! Quem é seu guia de terreiro?
- Pai José de Oxalá.
- Você tá indo de graça ou tá pagando?
- Plano de Saúde Espiritual, UNIMÁGICA.
- Ah, muito bom, também tou nele. N’gama, alguém colocou sal grosso procê?
- Que eu saiba, não.
- Foi na benzedeira?
- Não, faz tempo.
- Então é isso! O fluxo de fluído espiritual está obstaculizado. Caramba, N’gama, uma coisa elementar dessas, as matrizes de ADRN jamais vão se combinar se você não operar com força mística suficiente. Você já tá velho nisso: tá contaminado e se não for fazer as pazes com os totens e os deuses, ah, meu filho, você jamais vai conseguir. Por um lado sua fé tá baixa, por outro lado tá entupido, tá constipado, o mana não flui.
- Como assim?
- Mas tá na cara! Seu nível de mana tá alto, mas tá estancado, já passei por isso. Você tá com insônia?
- Tô, mainha tá até reclamando de eu ficar andando pela casa.
- Eu sabia! Potencialmente seu mana está alto e como você é boa pessoa ele só vai fazer é subir mesmo, você fica excitado, excitadíssimo, cheio de ideias, mas o mana não flui, entende, contamina seus órgãos, pode até provocar doença física cardiovascular. Aconteceu comigo, quase tive um troço, se não fosse a benzedeira abrir os canais, os caminhos, eu teria me dado muito mal, não conseguia resolver os mínimos problemas de física espiritual, não conseguir projetar misticamente máquina nenhuma, foi lamentável. Como você espera agir sobre as coisas e os seres, como pretende colocá-los em combinação, fazê-los interagir, se não consegue mana para as palavras-de-ligação? Ah, meu filho, computadores e calculadoras, programas e bons laboratórios espirituais de nada vão servir se os fluxos de mana estiverem obstruídos, se os canais tiverem estreitado.
- Puxa, Nimo, já estava ficando encucado, vou hoje mesmo. São Watson e São Crick que tem abençoem.

No comments: