Monday, June 10, 2013

Reunião da Família Serra (da série Tudo Conto)


- O tio Serròte já chegou?
- Já, mas essa viagem da França foi particularmente cansativa. Nem sei se ele vai vir na parte da manhã.
-Vai, sim, olhe ele ali.
Grita.
- Ei, tio, tioo. Aqui.
Levanta a mão, abanando para chamar atenção. O tio vê e vem.
- Hei, garrotada (o tio Serròte fala arrastado).
- Vai querer o quê, tio?
- Tem vinho?
- Tem.
Pega uma garrafa e três copos do garçom que vai passando.
- Conta as novidades, tio. E aquele lance com os americanos? Que é isso de vocês agora em todo filme americano serem achincalhados?
O tio fica meio constrangido, mas bebendo vai soltando o verbo.
- [traduzido do portofranco, mistura de português com francês] O Bush é uma merda, o Rumsfeld é outra, o Chaney é outro. Historicamente a gente sempre apoiou os americanos, desde a revolução deles, contra a Inglaterra. Agora adulam a metrópole e castigam a gente. Uns titica. Aquela coisa do Iraque era mentira, tudo invenção, sem falar que a Coisa das Duas Torres está mal explicada. Eu que falo assim, foi tudo preparado.
Vai passando o garçom, pegam mais duas garrafas, uma de uísque e outra de vinho, e três outros copos.
O tio se vira para o outro rapaz.
- Quem é você?
- A gente não se vê faz tempo, sou o Serra Fita, fui pra Amazônia e estou acabando com aquilo lá. Tou arrasando, tio. O senhor não me vê desde pequeninho.
- Tem filhos?
- Tenho, o Serrinha, que é o mais novo, é o Júnior, a Lima, que é a do meio e o Serra de Arco, que é o mais velho e já está serrando na universidade. Trapaceiro que só ele, puxou ao pai, diz que vai ser deputado lá em Brasília.
- Deus queira, vida garantida roubando o povo.
- Sempre o mesmo tio - diz o outro sobrinho todo feliz.
O tio se vira, olhando ao redor.
- Cadê seu pai, o Grupião?
- Papai acha de serrar até nos domingos, tá lá engrupindo o governo na contabilidade. Sonegação purinha!
- Esse é o meu irmão. Depois que vocês vieram pro Brasil se deram bem pra danar, né?
- Nem me fala.
- Cadê sua irmã?
- A Lixa?
- Sim.
- Sei lá, tá fazendo as unhas do namorado.
- Cadê Rebolo?
- Mamãe tá lá na cozinha, quer que eu chame?
- Quando eu saí procurei por ela, ela estava aqui fora.
- É, na hora que o senhor ia saindo ela entrou pra preparar os comes-e-bebes, os tira-gostos.
- Ela tá no governo, ainda?
- Tá, quase aposentando. Ajudou papai pra caramba a roubar, com informações privilegiadas de dentro.
- Todo mundo faz isso. E a Lixa, já lançou os discos?
- Já, vários discos de Lixa. Disco de corte, vários. Ela mesma pirateia os discos da gravadora, pra espalhar as músicas ao máximo e faturar nos shows.
- Muito gente boa, essa sua irmã. Desse jeito ela vai longe.
- E o seu irmão, o Serrão?
- Fez engenharia mecânica e colocou uma indústria de serras automáticas, tá indo de vento em popa. Fez sociedade com o Serra Fita e tão acabando com Rondônia. Alta tecnociência, serras robotizadas.
- E você, me conta.
- Entrei pra política, tou serrando quanto posso. Tou querendo ser presidente da empresa, a Serra Brasil, que é de papai, mas o velho não quer se aposentar. Quer continuar mamando.
- Serra, vê lá, heim, não vá dar bandeira. Faz, mas faz bem-feito, não faz que nem o Lulambão.
- Não, que isso, tio? Afinal de contas tenho a quem puxar.
- É, mas não puxa o meu.

Riem de doer a barriga e saem para ir à piscina.

No comments: