Friday, October 11, 2013

O Discurso do Pastor e as Ovelhas Magras da Família (da série Tanto Conto)

O Discurso do Pastor e as Ovelhas Magras da Família

O pastor estava fazendo um discurso edificante tradicional, muito bem preparado pelos auxiliares, mirando as qualidades apregoadas na bíblia.
DISCURSOS DE PASTORES
Senhoras e Senhores, irmãos e irmãs, Este é um dia verdadeiramente singular para o Ministério Renovação dos Remidos. Digo isto porque a entrega desta obra representa um marco, visível da conjugação de esforços do povo desta partícula da grande obra que é a IPRR. Este Templo pronto representa melhoria na qualidade do serviço que prestamos a Deus e à comunidade.
Há longos três anos foi lançada, a pedra fundamental desta obra e hoje realizamos o sonho de inaugurá-la.
Quero lembrar que o Ministério Renovação dos Remidos começou a 17 anos procurando atender ao comando do Senhor, que despertou o seu servo Pastor Oliveira para a fundação desta obra à qual esse servo colocou como sua prioridade absoluta, e como meta de sua vida.
Atender ao comando do Senhor tem significado muito trabalho, sofrimento, dores e abnegações, mas também muitas alegrias como a de hoje. Poderia melancolizar este discurso com algumas linhas sobre as dores que passamos ao longo desse processo de aprendizado ao qual o Senhor nos tem exposto, mas prefiro falar das alegrias, tais como a de ter um campo missionário próspero no Estado do Ceará com várias congregações, um campo em expansão na cidade de Jaú interior de São Paulo, várias igrejas e uma Sede Nacional em São Paulo, uma página na internet com dezenas de milhares de acessos que têm levado nosso nome ao Território Brasileiro e ao mundo. Prefiro falar dos homens e mulheres valorosos que Deus pôs ao nosso lado para nos ajudar, sem os quais hoje vocês não veriam este empreendimento de pé.
Senhoras e Senhores, irmãos irmãs, vivemos tempos difíceis, tempos trabalhosos, como diz a Palavra. E em meio a tanta adversidade que nossa época nos tem feito enfrentar, essa igreja tem assumido sua principal função: a de ser a célula-Mater desse bairro, através das famílias e membros que aqui congregam. Também tem assumido a responsabilidade pela formação moral e espiritual sadia de nossas crianças, adolescentes, homens e mulheres. Queremos, e estamos lutando para incluir os amigos deste bairro neste plano de Deus.
Temos aprendido amar, e temos ensinado as pessoas a amar! Acreditamos que os homens ainda são capazes de desenvolver bons e elevados hábitos, dos quais o maior e mais importante é o amor, acreditamos que os homens ainda são capazes de sentir Deus, e por acreditar nisso é que esta igreja se consolida hoje neste bairro.
Quero agradecer a todos os homens e mulheres que de alguma forma colocaram o seu tijolo para a edificação desta obra.
Mas antes de qualquer menção de agradecimento:
· Agradeço primeiro a Deus que nos enviou seu Filho Unigênito, razão de toda a nossa motivação e coragem!
· Agradeço ao Filho Unigênito do Pai que se deu por nós na cruz do calvário!
· Agradeço ao Espírito Santo Consolador que de dia em dia nos tem dado seus dons, suas riquezas imensuráveis, sua inspiração para adorarmos o Pai e o Filho neste Santo lugar!

PASTORES EM PÚLPITOS

Lá pelas tantas a energia faltou, os microfones super-potentes desligaram e os milhares de ouvintes ficaram em silêncio. O pastor e os pastores auxiliares ficaram pacientemente esperando, passaram-se 10 minutos, 20 minutos, meia hora e nada, mais 10 minutos e nada, o pessoal foi ficando impaciente, alguns começaram a sair, a afobação de buscar a causa cedeu espaço à presença de espírito do pastor-líder do rebanho de ovelhas, que estavam ali para serem tosquiadas de tempos em tempos.
A TOSQUIA DAS O-VELHAS E DAS O-NOVAS (e dos carneiros chifrudos)

O pastor não se agüentou e falou de coração, gritando a plenos pulmões, com toda a força, botando mesmo para fora tudo que sempre quis dizer e não pôde, com o microfone inoperante na mão.
- Estou aqui para tosquiá-los mesmo. Tirem da gaveta aquelas jóias que seus pais e mães, seus avós e avôs, seus antepassados lhe deram e podem ser passadas para mim (os auxiliares gritavam as últimas palavras, o povo ululava, os que tinham começado a sair voltavam, todo animados), mandem o dinheiro nem que seja em prestações. Vendam suas propriedades, vendam seus carros, mandem o dízimo mesmo que estejam passando necessidade, o Senhor está de olho em vocês. Jesus pediu que você me enriqueçam, me façam feliz, me entupam de dinheiro, vou pra Miami, vou pra galera, vou pra Me-Amo (já há alguns momentos, em puro êxtase, tinha fechado os olhos, não percebeu que a energia voltara e o microfone estava ligado, ele esbravejava).
Nisso um auxiliar cutucou, ele abriu os olhos.
Pensa que ele se deu por achado?
- Amados irmãos, o Senhor me disse que comunicasse essas coisas, para ver se você estavam atentos, se cumpriam o mandamento do dízimo e até que limite. Se seus corações estavam abertos à doação de si. Falei absurdos de propósito, para ver seu grau de atenção...
O povo aplaudiu no final.
Serra, terça-feira, 18 de setembro de 2012.
José Augusto Gava

No comments: