Sunday, December 27, 2009

MULHERES CAÇADORAS (ou, Porque as Mulheres não Caçam) (da série Tudo Conto)


Nina - Alguém já localizou o bando?
Débora - a Margô é que ficou de fazer isso.
Nina - e aí, Margô?
Margô - tô cuidando do Júnior.
Nina - caramba, ele já está com cinco anos!
Margô - é, mas tá precisando de mim.
Débora - você não podia ter deixado ele em casa?
Margô - você deixou os seus?
Nina - enfim, ninguém foi localizar o bando...
VÁRIAS - Não.
Nina - droga, assim não dá. Cadê a Eugênia?
Marluce - saiu correndo, o Zeca esta indo na direção do ninho das cobras.
Nina - você não segurou ele?
Marluce - como, se estou cuidando dos meus?
Nina - droga, Marluce, você tinha que trazer os 10?
Marluce - iria deixar com quem?
Nina - e o inútil do seu marido?
Marluce - saiu pra beber.
Nina - bem, só para contabilizar, o bando não foi localizado e a Eugênia, que deveria aprontar as lanças, foi atrás do Zeca. Alguém pelo menos afiou as pontas das lanças? (nenhuma resposta). Nós viemos caçar com as pontas rombas?
Débora - é, né? Eu tava cuidando dos meus.
Nina - e eu estava cuidando dos meus! Nós não combinamos que cada uma faria uma tarefa?
TODAS - Alôoo, todas nós temos MUITAS tarefas.
Nina - gente, assim não dá. Pelo menos trouxeram as armadilhas de coelhos? Não?? Graça, você não ficou encarregada?
Graça - mas eu tive que cerzir as roupas de todo mundo. E polir os escudos, dar brilho, fazer rendinha. Você acha que nossos sapatos estão brilhando por conta de quê? (começa a chorar).
Vanilda - calma, Graça, ela não está te criticando.
Graça (soluçando muito) - é tudo eu, tudo eu.
Hermenegilda - vamos pelo menos pegar umas carcaças.
AS OUTRAS - eca!
Nina - e as redes de passarinhos?
Maria - estavam com furo, velhas, caidinhas, eu não quis trazer.
Nina - era só você remendar.
Maria - com aquelas agulhas todas arregaçadas? Nan, nan, nan, eu não.
Nina - Maria, preste atenção, como vamos alimentar a tribo?
Maria - poderíamos caçar uns tubérculos, pelo menos eles não se movem nem mordem a gente.
Hermenegilda - essa é demais, hem Maria?
Graça - vamos levar umas frutas.
Débora - de novo? O mês inteiro nós levamos frutas.
Rosa - ou as crianças podem pegar ovos, elas são ágeis em subir nas árvores.
Nina - é, mas na semana passada duas quebraram ossos.
E assim, pela 16ª lua consecutiva (ou mês) as mulheres voltaram sem a caça.

Serra, domingo, 27 de dezembro de 2009.
José Augusto Gava.

No comments: