Wednesday, January 06, 2010

Disseram que Eu Fiquei Americanizada (série MÚSICAS TEATRALIZADAS)


Disseram Que Eu Voltei Americanizada
*Luiz Peixoto / Vicente Paiva

E disseram que eu voltei americanizada
[o cantor tem pendurados nas roupas representações de inumeráveis gadgets, todo tipo de tralha, para representar a adesão dos povos do mundo ao programa americano]

Com o "burro" do dinheiro, que estou muito rica
[roda a manivela de máquina registradora antiga que faz o barulho característico]

Que não suporto mais o breque de um pandeiro
[o pandeiro faz uma parada, a cantatriz dá uma parada também como uma boneca a que sés dá corda, hesita, faz que volta para a vida americanizada, cai no samba]

E fico arrepiada ouvindo uma cuíca
[a cuíca vai fundo, geme, toca a alma, a cantatriz se contorce, bamboleia, perde de vez a pose de estrangeira, joga fora os gadgets]

Disseram que com as mãos estou preocupada
E corre por aí que ouvi um certo zum-zum
que já não tenho molho, ritmo, nem nada
[as bocas penduradas na parede fazem zum-zum-zum, ti-ti-ti]

E dos balangandãs já nem existe mais nenhum
[caça no baú do esquecimento os balangandãs, africaniza-se, europeíza-se]

Mas p'rá cima de mim, p'rá que tanto veneno?
[aponta o peito com os dois dedos indicadores, irritada]

Eu posso lá ficar americanizada?
[rebola, dá com a bunda, balança as nádegas, faz gesto de desprezo]

Eu que nasci com samba e vivo no sereno
[roda sobre si várias vezes]

topando a noite inteira a velha batucada
[pega violão e vários instrumentos]

Nas rodas de malandro, minhas preferidas
eu digo é mesmo "eu te amo" e nunca "I love you"
Enquanto houver Brasil... na hora das comidas
eu sou do camarão ensopadinho com chuchu!
[aparece receita]

No comments: