Thursday, January 07, 2010

VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL (série MÚSICA TEATRALIZADAS)


*Dom & Ravel

[mostra as estatísticas de analfabetos, tantos estádios do Maracanã]
Eu venho de campos, subúrbios e vilas,
sonhando e cantando, chorando nas filas

[a platéia do teatro tem demarcados os 15 % de analfabetos, que estão dentro de tapumes de panos, dificultando o ver]
seguindo a corrente sem participar
me falta a semente do ler e contar

[grita para a platéia:]
eu sou brasileiro anseio um lugar
suplico que parem pra ouvir meu cantar:
você também é responsável, então me ensine a escrever
eu tenho a minha mão domável, eu sinto a sede do saber
do saber, do saber

[telão mostra os belos cenários das plantações, que não são dos operários e dos analfabetos]
Eu venho de campos, tão ricos, tão lindos
cantando e chamando. São todos bem-vindos

[seguem-se os presidentes do Brasil e todas as favelas e misérias]
a nação merece maior direção.

[(ao entrar cada espectador terá recebido um lápis): neste momento todos levantam os lápis, substituindo o tradicional gesto da mão fechada]
Marchemos pra luta
de lápis na mão;

[as favelas descem em efeito especial os morros como se fossem morenas das geleiras derramando-se sobre os centros das cidades]
eu sou brasileiro, anseio um lugar, suplico que parem pra ouvir meu cantar:
Você também é responsável
então me ensine a escrever
eu tenho a minha domável, eu sinto a sede do saber
do saber, do saber
do saber do saber

No comments: