Monday, April 22, 2013

À Beira do Achismo (da série Tudo Conto)


Assim como os artistas vão aos pais e às mães de santo para exorcizar qualquer possível pensamento intruso, os tecnocientistas vigiam com muito cuidado o “eu acho” e sua superafirmação, o achismo.
Eles se pelam de medo.
No final das contas, tudo é opinião, mesmo a mais abalizada, a do mais metódico, do mais convicto cartesiano, que não passa de “eu acho”, “eu acredito”, “eu penso”.
Do lado dos magicartistas qualquer vestígio de pensamento ou consciência pode ser muito doloroso e provoca pruridos, coceiras inacreditáveis, porisso eles e elas são muito ocupados e ocupadas. Comprar livros? Nunca! Nem morto. Filmes complicados? Procure evitar. Palestras? Passe longe. Debates? Esconjure.
Do lado dos tecnocientistas o perigo vem do oposto, ser ou parecer incompetente em exorcizar os demônios da classe Acho.
Outro dia um estudante de engenharia pego em plena sala de aulas dizendo “eu acho...” foi imediatamente conduzido por professores nervosos e colegas escandalizados a uma sabatina na Sala São Descartes, depois na Sala de Escrutínio São Bacon. Foi suspenso por três meses, com ameaça de expulsão no caso de recidiva.
Pior ainda foi a do professor que falou “eu acho” (embora em mesa de bar) e quando voltou à escola foi coberto com piche e penas, sendo obrigado a desfilar assim por toda a escola (lá perto do Castelinho).
Outro dia um implicante e provocador aluno do Centro de Artes grafitou toda a parede leste do Centro Tecnológico com “eu acho” de cima abaixo (a parte mais alta tem sete metros de altura, usaram escada, mas infelizmente não se conseguiu digitais, certamente estavam de luvas, um segurava pro outro pichar). Tal insulto não passou em branco e o CA foi emporcalhado logo em seguida. Como souberam que foi gente do CA? Eram gritantes “eu acho” artísticos, os sacanas.
Os professores e alunos do curso de filosofia se solidarizaram, claro, bem com a Física, a Química, a Estatística e a Matemática, que funcionam no IC.
Maior vexame, que nem os protestos e a gritaria abrandaram.
Maior sufoco, os ânimos estão exaltados.

No comments: