Monday, April 22, 2013

A Festa do Milhão (da série Tudo Conto)



Os ricos combinaram de dar festa sempre que qualquer pessoa atingisse seu primeiro milhão em dólares. O pretendente, é lógico, se preparava e alugava um lugar muito bom. O jantar, em si, era com grande rigor restrito a 500 pessoas, milionários homens e milionárias mulheres, e podia ser gasto o equivalente a 100 dólares para cada um, portanto, 50 mil no total, 5 % da riqueza já contando os familiares. Não era restrito a faixa de riqueza, podia vir qualquer um, mesmo os muitos ricos ou de muito longe, porque era tirado por sorteio.
O novo-rico se esmerava.
Contratava uma banda, caprichava nos canapés (porque de rico não são salgadinhos, são canapés), firmava a elegância e lá ia, ele e a família, se família houvesse. Os contatos eram importantes. Como dizem, não é o que você tem, mas a sua cadernetinha. Políticos só eram convidados se fizessem parte do clube e geralmente faziam, porque logo, logo tratavam de tirar dinheiro dos outros.
O novo-rico (ou a novo-rica) entrava todo emproado, pisando duro, mal sabendo tratar-se de uma iniciação, pois o mais rico da geo-história, Rockefeller, passou os 300 bilhões de dólares de hoje, quer dizer, 300.000 daquele primeiro milhão. Era um “cala a boca” elegante e pago pelo otário. As pessoas riam à boca miúda. E como a festa só era dada ao se atingir o primeiro milhão e da primeira vez, ninguém ficava sabendo, assim como também não vazava para a imprensa, pois ela nunca era convidada, como no Grupo Bilderberg.
Assim, os ricos tinham um punhado de festas anuais gratuitamente e ficavam conhecendo novos compradores, além de poderem conversar uns com os outros. As mulheres tricotavam as vidas, as crianças brincavam em terreno saudável e tudo por conta do otário da vez. Nas vezes seguintes, se fosse convidado, ele estaria junto dos que riam.
Não é por nada que rico ri à toa, ri à toda, é que o mundo é realmente engraçado.

No comments: