Monday, April 22, 2013

A Pepita de Ouro (da série Tudo Conto)


O palestrante colocou uma laranja madura sobre a mesa:
- Encontrei essa pepita de ouro num pé de pepitas de ouro, chamado laranjeira (o telão do lado ia mostrando grandes imagens do que o orador ia falando ponto a ponto).
A plateia estava embasbacada. – Que vem a ser isso? 
- Também é chamado de “pé de laranja”.
E estendia o braço esquerdo na direção-sentido do telão.
- É uma pepita descascável, pode-se tirar a casa dela.
A plateia estava ao mesmo tempo estarrecida com a obviedade e tocada pela descoberta súbita, inefável, de que as laranjas realmente não estavam sendo vistas em toda a sua profundidade.
- É composta de gomos, que também são de ouro, são amarelos.
- Olhem só um “pé de pepitas de ouro”.
E apontava o telão, cheio de satisfação, porque ele também só tinha visto tudo isso pouco antes e se apresentava felicíssimo com um universo que trazia tais coisas a nós.
- Nas minas de “pepitas de laranja”, nas plantações, as pessoas podem extrair caminhões e caminhões desse ouro: colocam-nos em cestos.
- E há plantações de “pepitas de ouro”.
- Espremendo-as e tomando assim, ou batendo e tomando desse outro jeito pode-se beber esse ouro líquido.
- Caminhões e caminhões dessas pepitas são produzidas todos os anos e postas sob a forma de suco na mesa das pessoas, que nem valorizam.
- E é ouro que se pode beber, ele alimenta.
A plateia estava cada vez mais embevecida, uns apoiavam-se no queixo, outros choravam, outros riam e uns estavam extremamente pensativos, mais alguns conversavam, uns saíram apressados para ir comprar “pepitas de ouro”.
- Já vem num copinho próprio, redondinho, que você pode descascar ou partir em metades e espremer. Pode espremer em máquinas próprias, chamadas justamente “espremedoras de laranja”. Vejam só, máquinas de espremer ouro.
Alguns da plateia choravam desbragadamente.
- Por vezes as “pepitas de ouro” são transformadas em joias.
- Eu mesmo não tinha visto. Foi uma epifania. Bem que Cristo disse de outro modo que as coisas mais importantes estão à vista (“quem tem olhos de ver que veja”).
A plateia ao fim da palestra levantou-se toda e aplaudiu de pé demoradamente. Ao término dos aplausos o palestrante anunciou a fala da semana seguinte, sobre a Causa Metafórica da Queda, a Maçã.

No comments: