Monday, April 22, 2013

A Morte Oferece Passagem (da série Tudo Conto)



Dacko Revin está para morrer.
A Morte (é mulher) aparece diante da porta da casa dele num subúrbio dos EUA. É bem apessoada, usa blazer preto marca-de-giz combinando com a calça também do mesmo tecido. Na lapela, discreta foice de ouro com a lâmina tendo de envergadura metade do comprimento do cabo.  Os cabelos estão presos por uma piranha. Leva uma maleta com 5 x 15 x 45 cm, encapada em couro preto, tudo em preto.
Bate, a esposa de Dacko atende.
- Sim.
- Preciso falar com Revin.
Ela não estranha nada, deixa-a entrar como se íntima fosse. Naturalmente, ninguém viu A Morte antes do momento da morte, mas todos foram instruídos a esperá-la, de modo que ninguém a encara mesmo como inteiramente desconhecida. A Morte vai subindo a escadaria, como se conhecesse a casa, e conhece mesmo.
Dacko toma um susto.
- Quem é você? Mesmo sabendo, ele pergunta, como se perguntar afastasse a realidade.
Abrindo sem cerimônia a maletinha junto do criado mudo, ela vai tirando uma seringa, empurrando o líquido como fazem as enfermeiras, fazendo soltar um pouco dele e dando um piparote no conjunto.
- A Morte, claro.
- Como, A Morte, você está de gozação?
- Não, de maneira nenhuma.
- Mas eu ainda posso viver mais, pelo menos uns seis meses, um ano, com sorte até dois.
- De fato, poderia, uns cinco anos, mas acho que não, decidimos que você está “pela hora da morte”, está incomodando sua esposa e filhos, seus vizinhos, seus pais, seus irmãos.
- Não, não, não, pelo amor de Deus.
- É justamente o amor de Deus que me move. Busco o perdão dele.
- Pelo menos existe vida após a morte?
- Como vou saber?
- Mas você existe há muitos, muitos anos!
- E daí, porque as sequóias vivem milhares de anos há vida após a morte? Porque os corais vivem 20 mil anos há vida após a morte? Vida após a morte é de quem permanece vivo. Que tipo de lógica é essa?
- E Deus, você viu Deus?
- Não, só os eleitos são absorvidos. Eu mato 50 milhões por ano.
- Certo, mas a mando dele.
- Pouco importa, ele não quer saber de assassinos.
- Você acha que aquele cachorrinho que eu adorava e mandei matar injetando overdose de barbitúrico conta?
A Morte olha-o de banda, com cumplicidade, e pisca. Como ela é branquérrima fica parecendo deboche.
- Não brinca!
- Nunca brinco. Posso contar piadas que são de morrer de rir, mas nunca estou brincando.
- E Pol Pot, que matou ou mandou matar três milhões. E Hitler? E Napoleão? E Mao? E Stalin?
- Pol Pot vai ter de reencarnar três milhões de vezes, o sacana, só pra dar trabalho.
- Cruzes.
- E vamos parar de desviar minha atenção. Estenda o braço.
- Não, não, não, pelo amor de Jesus Cristo.
- Você é judeu.
- Certo, mas ele também era, um compatriota.
Como ele demora em estender o braço, pelo contrário, procura encolhê-lo, A Morte o puxa com certa rispidez.
- Não precisa ser rude.
- Você tem ideia de quantos ainda tenho de matar hoje?
- Tenha consideração.
- Você teve?
 - Mas o Spirite estava sofrendo.
- O objetivo de vocês deve ser lutar pela vida, não facilitar a morte: fazer pesquisas, desenvolver, lutar até o fim, porque isso proporciona novos conhecimentos para a geração seguinte. Não sei qual interesse Deus tem numa espécie porqueira como a de vocês, mas isso é questão dele. No meu caso já estou quase cumprindo minha cota, outro assassino assumirá em breve.
A Morte aplica a injeção, Dacko começa a estrebuchar, a esposa corre.
- Querido, querido...
- Meu amor, não deixa ela me levar.
Ela, que nada vê, se desespera.
- Quem?, querido, não há ninguém aqui.
Revin dá os últimos suspiros.

No comments: