Thursday, June 30, 2016


A Terra de Adão

 

A estar a Rede Cognata correta, há algumas coisas a dizer sobre Adão.

A FORMAÇÃO DE ADÃO

aBíblia.org
Uma Janela sobre o Mundo Bíblico.
Na Bíblia temos duas histórias da criação. Trata-se de duas fontes literárias diversas, ou seja, sem entrar em detalhes, de dois autores. O primeiro, em Gênesis 1,1 a 2,4, que conta a criação num esquema de 7 dias, é chamado Sacerdotal.
A sua pergunta, invés, tem a ver com a segunda história, escrita pelo autor normalmente chamado Jahvista. Essa história se encontra no segundo capítulo da Bíblia. Em Gênesis 2,7 diz o texto: Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.
A frase hebraica que a Bíblia de Jerusalém (tradução citada acima) traduz como “argila do solo” é “apar min-hadamah”. APAR pode ser traduzido como “poeira” e MIN-HADAMAH como “do solo”. APAR é o mesmo vocábulo usado para a frase muito conhecida por nós, presente em Gênesis 3,19: pois tu és e ao tornerás.
A expressão hebraica quer significar a terra solta que encontramos no chão. Por isso creio que a tradução correta poderia ser “pó da terra”.
Adão e Eva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Segundo a Bíblia no Livro de Gênesis [1] [2] e o Alcorão [3] , Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus.
Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá, solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom, "vermelho", e dam "sangue") é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. Teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.
Tal como Adão, Eva, sua mulher, também foi criada directamente por Deus da costela de Adão. Algumas pessoas consideram que a palavra tsella foi erradamente traduzida por costela.[4] O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente", e teria sido dado pelo próprio Adão. No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios.
Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden para ali viverem e encherem a Terra com seus descendentes. Ambos, primeiramente Eva e depois Adão e teriam comido o fruto proibido da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal") criada por Deus, e após o ocorrido, de acordo com o relato bíblico, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria aqui para os judeu, muçulmanos e cristãos a noção de pecado herdado - tendência inata de pecar - e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte. Após comerem do fruto proibido, Adão e Eva tiveram noção de que andavam nus e por isso, esconderam-se ao notar a presença de Deus no Jardim do Éden. Deus expulsou-os do jardim do Éden, e deu-lhes roupas provinientes de pele animal.
Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, entre outros filhos e filhas. Segundo o Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência.

Vamos fazer as várias traduções (depende das palavras exatas, sem falsificações, porisso é importante procurar as fontes na língua em que foram pronunciadas).

TRADUÇÕES DA RC

Argila do solo.
VIDA/BARRO DO POLO/SUL.
Pó da terra.
PÓ DA VIDA (não sei se o ADRN pode ser reduzido a um pó) = SOPRO DA TERRA/BARRO. Em todo caso, “costela de Adão” = CRISTAL DO ADRN.
Adão.
ADRN = GOLEM = CÃO = GUARDIÃO e segue.
Solo vermelho.
POLO VIVO = SOLO VIVO e segue.
Vermelho sangue.
VIDA SANTA = EQUILÍBRIO FORTE e segue.
Jardim do Éden.
DEUS DO ETERNO/ADÃO.
Eva.
ÚTERO = CÍRCULO = CRIADOR = CÉU e segue.
Fruto proibido.
PODER SECRETO = FALA SAGRADA (não foi nada trivial, era a língua central com que Deus FALA O MUNDO).
Árvore da Ciência.
GERADOR/CRIADOR DA CIÊNCIA/CRIADOR/CÉU (parece um programáquina, como está em Alfa Ômega, queira vez a FC modelada na Bíblia).

Não parece nada bobo, nada simplório.

Fica que Deus fez um golem/Adão e sobrou nas narinas dele a vida, assim como o rabino/Adão fez em Praga.

O ADÃO DE JUDÁ LOEW BEN BETZALEL

Golem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Golem - é um ser artificial mítico, associado à tradição mística do judaísmo, particularmente à cabala, que pode ser trazido à vida através de um processo mágico.
O golem é uma possível inspiração para outros seres criados artificialmente, tal como o homunculus na alquimia e do romance moderno Frankenstein, obra de Mary Shelley.
No folclore judaico, o golem (גולם) é um ser animado que é feito de material inanimado, muitas vezes visto como um gigante de pedra. No hebraico moderno a palavra golem significa "tolo", "imbecil", ou "estúpido". O nome é uma derivação da palavra gelem (גלם), que significa "matéria-prima".

Como dizem, aí tem.

Não parece tão absurdo como sempre soou enquanto mito bíblico.

Já que Adão foi tirado do barro/vida da Terra, a Terra (essa mesmo de que nos apoderamos) foi dada a Adão e Adão deveria – feito à imagem e semelhança de Deus – ser para sempre.

Serra, 24 de novembro de 2015.

GAVA.

No comments: