Tuesday, June 28, 2016


São Uns Artistas!

 

Como já contei, meus amigos quase tudo, eu quase nada, fizeram em torno de 1976 várias apresentações de grandes artistas brasileiros, quase 40 anos agora – foram muito diligentes, fiquei bestificado com a prontidão e a capacidade de organização e gratificado com a realização: Elba Ramalho recém-saída de Cancão de Fogo, Gilberto Gil (que foi falar num dos IC’s na UFES), Gonzaguinha, Gonzagão, Milton Nascimento, Zizi Possi (pela qual Neguinho se apaixonou, a Zizi Poissi) e vários outros, não lembro de todos.

Algum deles ficou admirado com a correção do pagamento de toda a renda tirada nas bilheterias, sem faltar um centavo, porque eram garfados o tempo todo pelos empresários contratantes.

Imagino quanto, depois de medianamente enriquecidos, foram eles mesmos assediados por amigos e parentes, desconhecidos e até inimigos (sem falar em filhos) para dar ou emprestar tal ou qual quantia, quanto constrangimento! Eu estaria mal, porque não sei negar. Em todo caso, sendo diferentes personalidades, uns saberiam e outros não, devem ter padecido bastante, valeria bem a pena fazer livro brasileiro e outro internacional contando as peripécias dos doadores para tentar receber de novo e dos pedintes querendo “meter a faca”.

MARTINHO DA VILA CONTA UM CONTO (como aconteceu com ele, se aconteceu, não sei, pode ter sido inventado, seria o caso de sondar, cada música tem uma história)

Parte superior do formulário
Compositor: Ney Silva / Paulinho Correa / Trambique / Luckothe
Na Aba
 
Na aba do meu chapéu
você não pode ficar
Porque, meu chapéu tem aba curta.
Você vai cair e vai se machucar
Como vai se machucar
Eu compro cerveja, você pede um copo
e bebe logo
Eu compro cigarro, você pede um
Como você pede um
Mando vir um salgado, o senhor come tudo.
Parece que nunca comeu
Pede tudo que vê, tu es um 171
Um tremendo 171
Eu não nasci pra coronel.
Coronel
Saia da aba do meu chapéu
Você passa por mim e pergunta zombando
Passa zombando e me diz:
- Uns e outros maneiro como é que é?
Como é que é?
Para o seu bem estar fique logo sacando
Olha seu coisa ruim,
É que lá no macaco não tem Zé Mane, não mora mane
Na tendinha do Zé do Caroço
Será que o senhor não se lembra ?
Paguei a despesa e ficaste com o troco.
Até hoje não me devolveu
Olhe bem que a massa está te sacando
Como está
De repentemente o bicho tá pegando
Como o bicho tá pegando
É que sou do bairro de Noel
Seu nome é vila Isabel
Vai saindo da aba do meu chapéu.

Nem é dele, penduraram em outros.

Em todo caso, como são dezenas de milhares de cantores, compositores, atores e atrizes e toda essa gente das 22 tecnartes, serão milhões as histórias.

Vixe, quanta gente golpeada!

Eu, que vivi sem dinheiro porque devia pensar e com ele teria muitas oportunidades de fazer sem pensar, mesmo assim fui garfado algumas vezes, imagine essa gente.

Serra, sexta-feira, 13 de novembro de 2015.

GAVA.

No comments: