Friday, November 29, 2013

Futuros Idiotas (da série Cometários)


Futuros Idiotas

 

Todos nós somos um pouco idiotas, pelo menos.

Alguns são mais, aqueles que, tendo condição de aprender com quem sabe, se recusam a isso, por exemplo, não lendo. E há os que são crianças e poderiam fazer o inolvidável esforço de aprender com todas essas inumeráveis ofertas do mundo vastíssimo de agora.

Não é disso que estou falando.

É das previsões.

Faria o maior sentido listar todas as ousadas previsões que deram errado, todas as arrojadas demonstrações de nossa tolice preditiva.

COM-TRASTE

PREVISÃO
ANOS PASSADOS
REALIDADE
 
x
 
 
 
 
 
 
 

Dos institutos futurologistas aos economistas, de cientistas e magos, em todas as áreas pessoas ousaram fazer previsões (sempre psicológicas) sem ter elaborado nenhuma teoria da previsão, mormente sem conhecer dialética, a mudança para o contrário-complementar, e teoria dos ciclos.

Acontece de as previsões promoverem mudanças de recursos, passando-os de umas a outras mãos; às vezes em tomadas violentas de controle, sendo feitas as previsões com esse intuito. Vale a pena a Academia geral, a Universidade, atribuir tarefas motivadas e determinadas a grupos ad hoc: vá e faça, apresentando os resultados. Com tanto gente à toa ou fingindo trabalhar, o que esperam elas? Os que podem ser roubados ou furtados devem ser prevenidos. Aliás, faria o maior sentido toda previsão passar pelo crivo do coletivo de pesquisas.

Serra, quarta-feira, 24 de agosto de 2011.

No comments: