Saturday, November 30, 2013

Não Mudo de Opinião (da série Cometários)


Não Mudo de Opinião

 

A MÚSICA DE ZÉ KETI

Opinião
 
Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar
Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu
Eu não saio, não
Descrição: http://1.bp.blogspot.com/_i9I88JKyxRA/Sspv8PcsyTI/AAAAAAAAGEI/hvhWexfDGHU/s400/capa-sucessos-de-ze-keti.jpg

Isso fica muito bem em termos de rebeldia infantil, mas em termos lógico-dialético as pessoas que caminham em linha reta acabam por cair em precipício ou por mergulhar no mar.

Ou são tolas ou são jovens ou são velhos que nada aprenderam em sua trajetória de vida.

Há muitas razões para você mudar de opinião:

1.             você não tinha informações suficientes para tomar a decisão mais antiga;

2.             embora tivesse bastante dados, surgiram dados novos que mudam o enfoque, mostrando o antigo como inadequado;

3.            sua inteligência (ou a minha), mesmo com documentos fidedignos e finais, não foi capaz de discernir o melhor caminho;

4.            sob pressão das chefias ou de coletivos muito pesados e insistentes, você titubeou e mesmo sabendo que estava certo você aceitou a opinião alheia menos conveniente;

5.            e assim por diante.

Tudo isso pode ser sabido, mas nunca soube de nenhum livro que instruísse sobre o modo completo de opinar e de se precaver quanto a decisões erradas. Pode existir tal livro, mas nunca vi exposto nas livrarias, bancas, bibliotecas (que, aliás, nem tenho visitado, por falha minha). Há livros de lógica, mas esta seria subjacente às opiniões.

Qual seria o processo GERAL de opinar?

Quanta informação se deve reunir, qual a utilidade de esperar por mais e quanto risco se corre frente aos prazos?

Como você pode pensar, ter um livro desses faria o máximo de sentido para as diretorias das empresas, para os governos, para as universidades e institutos, para os bancos e para todo tomador de decisões.
Serra, terça-feira, 23 de agosto de 2011.

No comments: