Friday, November 29, 2013

Hipácia e o Caminho de Duas Vias (da série Cometários)


Hipácia e o Caminho de Duas Vias

 

O FILME E A CENA MAIS AGUDA

http://2.bp.blogspot.com/_oUaeFR4ETPA/TULvEl3rvdI/AAAAAAAAC7g/9Goqt7LwVo0/s1600/agora_poster1.jpg
O diretor, em determinada cena da invasão da Biblioteca de Alexandria (que é colocada no deserto, enquanto na época de César, antes de 44 a.C., ficava perto do porto, tanto assim que o incêndio deste se estendeu àquela), mostra os cristãos como formigas enlouquecidas.
O roteirista faz parecer que Hipácia teria sido capaz de, apoiando-se em Aristarco e renegando Ptolomeu, antecipar Copérnico no movimento heliocêntrico, Kepler na proposição da soma dos vetores da Terra ao Sol (formando a elipse e substituindo o círculo) e Newton na questão da inércia (e, daí, da gravidade). Os fatos conhecidos não apóiam de jeito nenhum essa tese.

RACHEL WEISZ E HIPÁCIA

Ágora - Tirar a Poeira dos Olhos
Colocaram uma atriz bonita e simpática para representar Hipácia, que realmente era bonita, mas não se sabe se simpática.
http://1.bp.blogspot.com/_l1MT5qD2iNs/Sk9UspoxrFI/AAAAAAAAB9c/bE4IclBsFpo/s320/Hipacia+de+Alexandria+370.jpg
Hipácia mesmo não deu nenhuma contribuição fundamental à filosofia, à matemática ou à astronomia. Fala-se no hidrômetro. É de se pesquisar mais a fundo.

Foi em razão da presença fundamental de Cristo que o Ocidente começou a trilhar há (1986 – 33 =) 1.956 anos antes o CAMINHO DE DUAS VIAS, que a China foi seguir somente em 1986, juntando Lao Tsé e o taoísmo, Confúcio e o confucionismo, Buda e o budismo das elites ao cristianismo do povelite. No Caminho, tanto as elites trabalham para o povo quanto o povo para as elites, lucrando ambos. Se Cristo tivesse nascido na China o Ocidente teria capitulado há séculos, pelo menos uns 800 anos ou mais.

Ora, Hipácia (viveu de 355 a 415, portanto, 60 anos entre datas, não foi despedaçada como uma jovenzinha) era uma devotada servidora do modo antigo de ver, quer dizer, ela servia às elites somente. Era filo-grega, herdeira dos ptolomeus reinantes. Devia ser uma pessoa formidável, digna de todo louvor, mas voltada para os valores antigos. Evidentemente qualquer atrocidade, mesmo com um rato ou barata, é repudiável, quanto mais com qualquer ser humano, mormente ela, uma estudiosa.

Não é a religião, muito menos Cristo, responsável pelas atrocidades cometidas pelas lideranças.

Nenhum iluminado é-o.

As pessoas precisam parar de atacar as religiões e os seus guias iluminados. Devem atacar os criminosos e seus crimes.
Serra, domingo, 03 de julho de 2011.

No comments: