Wednesday, July 03, 2013

A Mesa Redonda (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Era uma mesa grande, alta e larga.
Era gorda, obesa.
Fica incomodada com isso, decidiu emagrecer, enfrentar os problemas, renovar a vida, foi para um SPA, pagou caro com o objetivo firme e não teve contemplação.
Emagreceu uns 30 %, chegou a 105 kg, não estava satisfeita, ficou uma mesa oblonga, ainda larga na cintura, meteu na cabeça que iria prosseguir e prosseguiu mesmo. Operação de estômago não queria fazer, só num mês morreram quatro no Espírito Santo. Coisa de doido, ela ficou com um medo danado. Iria adiante na base da vontade, quando olhou para dentro de si descobriu lá nas profundezas uma força de vontade irresistível, nem sabia que tinha isso.
E foi em frente.
Ficou retangular, mas ainda não estava bom.
Aí ficou no ponto, mas tinha uma vírgula, ela não viu que já estava bom, a vontade acesa demais, porisso ela continuou a descer a ladeira sem freio e sem contenção, mesmo com as pessoas dizendo que já tinha chegado. Ela não acreditava, achava que estavam tentando mantê-la levemente gorda e inapetecível, sem saber que homens não gostam de mulheres muito gordas nem muito margas, tem de ter substância, algo para apalpar, é preferível até um pouco de celulite a não ter carne.

BULIMIA, ANOREXIA (Houaiss eletrônico)

ANOREXIA
substantivo feminino
Rubrica: medicina.
Falta ou perda de apetite
BULIMIA (aqui me tens de regresso)
substantivo feminino
Rubrica: psicopatologia.
Distúrbio do apetite caracterizado por episódios incontroláveis, chamados de acessos de hiperfagia, que, independentemente da anorexia nervosa, sobrevêm ao menos duas vezes por semana durante três meses ou mais.
CAQUEXIA
substantivo feminino
1        Rubrica: medicina.
grau extremo de enfraquecimento
2       Derivação: sentido figurado, por analogia.
estado ou condição do que está muito alquebrado ou muito usado ou muito ultrapassado
Ex.: a c. de uma tese cosmológica

A Mesa ficou uma taboa.
Fininha, fininha.
Ela não conseguia se ver como magra, se via como gorda.
Quando as pessoas encasquetam com uma coisa, não há jeito de mudá-las, a dialética é terrível.
As pessoas pensam que a Mesa Redonda ficou magra só por si, porém a bulimia não é doença apenas pessoal, é pessoambiental, tanto da individualidade quanto da coletividade. Exagero essa ideia coletivindividual do emagrecimento total.
O mundo precisa cuidar de si.
A Mesa achava que era ela, mas não era somente ela, eram todos e cada um. Só que a sociedade não se assumia, se acovardava.

No comments: