Wednesday, July 03, 2013

A Sobrancelha de Deus (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Na Bíblia, depois de Deus ter levado um papo sério com Noé, preparando-o para o Dilúvio, dando-lhe por assim dizer um “aviso prévio” de despejo da antiga Terra e ocupação da Terra reformulada, ele firmou uma aliança, um novo casamento com a humanidade, dizendo que não iria mais apagar a face da Terra para recomeçar tudo de novo.

Disse taxativamente que daí em diante não apagaria totalmente o quadro, por mais negro que ele ficasse. A marca disso seria o arco-íris. A cada vez que chovesse e o fenômeno físico se manifestasse, olhando-o os seres humanos saberiam que o planeta nada sofreria, pelo menos da parte de Deus, não se falando da Natureza.


O QUE DEUS DISSE, O QUE DEUS NÃO DISSE?

“E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.” (Gênesis 8:21)

Raciocinei que se havia íris é porque o que estava acima - o arco-íris - era o equivalente da sobrancelha, neste caso a de Deus – e que ele estaria olhando a humanidade.
De cada vez, em todo lugar do mundo, Deus olhava.

Isso é assustador, porquanto se Deus prometeu não acabar com toda a humanidade, não se impediu de tomar outras atitudes.

Raciocínio após raciocínio comecei a ver como a humanidade havia afrouxado os padrões de qualidade com base na promessa de Deus de não apagar tudo. Contudo, na minha simplicidade, penso que Deus não daria trela a todo tipo de patifaria, não se manietaria, não se impediria de corrigir – de fato, ele só disse que NÃO ACABARÁ COM TUDO. Isso não quer dizer, de modo nenhum, não promover correções, só quer dizer que não cancelar o projeto inteiro.

Tais pensamentos me deixaram inquieto e perplexo.

Comecei a investigar as transgressões humanas e vi que eram muitas, demasiadas. Pareceu-me garantido que algum castigo virá sob a forma disfarçada de alguma guerra devastadora, global, em que a própria espécie humana SE CASTIGUE.

Deus não estaria descumprindo sua promessa, sua aliança, é ou não é? Deus pode castigar a humanidade de milhões e modos sem descumprir sua aliança. Se as pessoas pensavam que iam escapar para praticar todo tipo de sandice estavam muitíssimo enganadas.

No comments: