Wednesday, July 03, 2013

A Recíproca Nem Sempre É Verdadeira (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


NO HOUAISS ELETRÔNICO


recíproca
substantivo feminino
1        m. q. reciprocidade
2             ideia ou ação oposta; inverso.

                        Você não pode acreditar que no fundo é igual na superfície, por exemplo, que os fundos de investimento são iguais à propaganda dos fundos, mas não são; é para isso que existe a propaganda, a arte psicológica tanto de mostrar a verdade quanto de com ela iludir.
Na prática a Recíproca nem sempre é verdadeira.
Pode ser.
Pode não ser.
Não dá pra saber, porque as Recíprocas não vêm com estrelas na testa, como também os seres humanos não vêm marcados.
Umas são e outras não são.
A Recíproca que conheci não era sempre verdadeira, numas vezes mentia e noutras falava a verdade. É assim na realidade, 50/50, metade está propensa a ser verdadeira e metade não. Como distinguir? Temos de esperar o ato, o separador de vida entre os que são os bons e os que são ruins, entre os bons e os maus.

                        Ora, Jesus disse “amai ao próximo como a ti mesmo”, mas não disse para conviver com os maus, só para amá-los, porque o amor fica em você e o mal é de quem fizer, como também disse Buda.
Você tem de tomar cuidado com ela, com a Recíproca.
                        Boa pessoa, mas se você acreditar que ela SEMPRE será verdadeira pode quebrar a cara, porisso o melhor é confiar e ter alguma reserva para as dificuldades. Porque se você não confiasse SEMPRE não saberia da alegria nem o terço, assim como da missa. Seja expansivo, seja aberto e deixe em casa ou no banco uma reserva, porque a expansividade e a abertura, o amor a todos e cada um tornará os bons melhores ainda e abrandará os maus.

No comments: