Tuesday, July 30, 2013

Demoracracia: Tudo é Questão de Tá Lento (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Quem nunca esteve na burocracia (que os implicantes chamam de burro-cracia, o poder dos burros) não sabe disso que só a observação atenta, cuidadosa, repetida por anos ou décadas pode categoricamente expor.
A demora-cracia, o poder da demora.
Pois se trata de vencer aqueles 35 anos até a aposentadoria. São [35 anos (365,25 dias do ano – 30 dias de férias – 104 dias de sábados e domingos – 11 dias feriados + 8 dias sábados/domingos nas férias) x 228 dias/ano =] 7.980 dias, quase oito mil dias na vida funcional, durante os quais a gente tem de atender a clientela mal-humorada.
Há uma pequena demora.
Algo que nem precisaria haver, mas há, um átimo, uma diferença mínima. Sabe aquilo que você vai atravessar na faixa e o motorista sacana acelera para disparar seu coração? Então, é parecido.
Do outro lado a clientela responde com isso de “tudo é questão de tá lento”, como diz a Rede Lobo.
Vou ensinar: se você pode atender imediatamente, retarde um pouco. Segure um tanto, um pouquinho que dê para irritar. Não se pode refrescar com a clientela, senão ela fica intolerável, insuportável, intragável, cheia de si. Não titubeie: se puder atender imediatamente vá ao banheiro, tome um café, converse com um colega, vire as costas, finja que está fazendo qualquer serviço significativo, DÊ UM JEITO, senão é aquela coisa de querer ser atendido imediatamente todo dia, vira uma coisa sem graça.
Vá por mim, não dê mole.
Não tem aquela coisa de você querer atender pouco antes das 10h00min? Ou chamar alguém depois das 16h00min, com dó do infeliz? No dia seguinte eles vão ficar mais ousados, querendo 20 minutos antes ou depois. E aí só vai piorar. Vá por mim, pode acreditar.
Se você afrouxar hoje, amanhã estará perdido.
O jeito é enrolar, é morcegar, é infernizar a vida do cliente, assim como a sua é infernizada aonde você vá, no Brasil em toda repartição pública ou privada (nestas, menos, porque as chefias ficam em cima, os puxa-sacos).
Pra que dar folga pras pessoas?
Pra quê ajudar?
Não dizem: “podendo complicar, pra que simplificar?”
É isso, meu filho, o poder de demorar é fundamental na vida de todo burocrata, esteja usando uniforme ou não.


Serra, quinta-feira, 05 de abril de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: