Sunday, July 14, 2013

As Obras Completas de Marx (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


                        Alguém decidiu colocar lado a lado Karl Marx, o grande filósofo-economista teórico das revoluções socialistas e os irmãos Marx.
Poderiam pensar tratar-se de gozação, mas não.

SE FOSSE ESCÁRNIO


1.       tomar Karl Marx como humorista, relegando toda sua grande obra à comicidade;
2.       comparar diferentes potências, ambas úteis, colocando-as no mesmo patamar, quando nitidamente estão em trilhas diferentes.

Deve-se ter cuidado na interpretação da geo-história, mesmo se jocosa, ainda que para fazer rir.

RINDO DE NÓS MESMOS EM NOSSA PRETENSÃO HUMANA


KARL MARX
IRMÃOS MARX

                        Assim, interpretando, podemos pensar o que deseja o autor ao nos apresentar seu texto e sua obra (pois ela junta os filmes, entrevistas, as biografias e movimentos sociais dos irmãos; tanto as obras completas de Karl Marx quanto as obras completas dos irmãos Marx – o superconjunto não custa nada barato):
a)     há alguma graça no esforço de Karl Marx de tentar liberar a humanidade de seu passado primitivo, colocando-a no rumo de maior participação, dando sua fundamental contribuição ao trabalho central de Cristo de comunhão de interesses e respeito ao próximo;
b)     qual foi a contribuição dos irmãos à sócioeconomia? Fazendo-nos rir das impropriedades e desacertos da psicologia humana eles contribuíram para a correção.

                        Naturalmente todos estão mais ou menos a par da polêmica que grassou na imprensa e na Academia sobre tal pareação, os xingamentos, os destratos, os argumentos ad hominem contra o autor, a tremenda desconsideração por tal diligência, o desprezo intelectual corrente para com a obra alheia, sem análise dos méritos.
Houve muito disso.
À saciedade, aliás.
Contudo, devemos olhar mais a fundo e ver os nossos atos falhos humanos; e também como cada um a seu modo procura (esses todos que lutam para corrigir as ações ineptas nossas) reverter os danos causados aos outros e, consequentemente, a nós mesmos.
Acredito que o autor desejou mostrar que todas as nossos ações humanos são risíveis, quando observadas com recuo psicológico suficiente; e que toda tarefa, inclusive a dos cômicos, é de utilidade social e faz parte da mesma frente ampla psicológica de avanço e de sustentação do avanço.
Enfim, todos contribuem.
Entrementes, é Karl Marx que deve ser estudado como economista, sociólogo, filósofo, enquanto os irmãos devem ser vistos e revistos em sua glória, impagável no mero sentido de que não haver moeda humana, nenhum dinheiro que pague sua dedicação, que compense seus grandes empenhos.

No comments: