Monday, July 29, 2013

Comumbeira III (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


                       Apesar de tudo, a Comumbeira (Comunidade Macumbeira, uma oferta extraordinária dos incorporadores aos dedicados às macumbas, quizumbas e colaterais) ia em frente, de vento em popa. Aliás, bastante vento, muita chuva, tempestades formidáveis, raios coriscando, uma coisa até bonita de ver. E a Comumbeira vive praticamente na sombra, tamanhas e tão grandes eram as nuvens negras que pairam, muito escuras. Temporais, tá certo, mas o povo acostumou, ninguém reclama, às vezes fica um pouco denso, não se consegue ver um palmo à frente do nariz, mas tá bom. Tá ruim, mas tá bom, entendeu a sutileza?
ÀS VEZES fica tão escuro que nem dá para olhar pela janela, mas janela pra quê, o negócio é aproveitar pra dormir, e se estiver chovendo, então, melhor ainda, né?
De fato, até é bom tanta chuva, porque o povo resolveu fazer hortas e plantar umas fruteiras na área destinada a isso. Numas ocasiões ficou um pouco alagado, mas o escoamento era bom, a Comumbeira fica no alto do morro, perto da matinha.
Tivemos que nos acostumar, é evidente, porque as mangueiras davam caju, os pés de abóbora davam melancia, as jabuticabeiras davam jacas e assim por diante. Qual o problema? Se você, igual a um idiota, insistir em buscar jabuticabas na jabuticabeira, problema seu, seu Mané. Um probleminha de menor monta aconteceu quando o pessoal insistiu em colocar horta hidropônica, a água não passava para regar as raízes, numas vezes virava gelo, em outras evaporava, ficou um pouco prejudicado. Mas, também, quando dava certo, o que era mais raro, aconteciam umas combinações bastante legais que os outros, os de fora, os não-comungantes poderiam chamar de “aberrações”. Bobagem. Quer melhor que cebolinha que dá folhas como o coentro? Pra peixe não tem nada melhor. A alface-almeirão era um encanto. Ih, eram tantas as combinações que era uma beleza. Nunca havia falta de novidades, era de deliciar qualquer um.
A grande dificuldade era a vinda dos amigos que não compartilhavam de nossos valores, eles estranhavam um tiquinho. Ninguém nunca falou nada, pelo menos para mim, nunca ninguém falou que tinha medo, embora eu notasse um pouco de distanciamento e a pressa de voltar para casa. É natural, a saudade do lar, sem falar que uma ou outra vez quando estávamos fazendo churrasco e alguém estava fazendo algum trabalho adverso a carne fazia cair os dentes, mas nada que a gente não pudesse consertar, tudo corriqueiro.

A única dificuldade que encontramos aqui no condomínio é que os carteiros não querem vir, aí somos obrigados a direcionar as correspondências para nossos respectivos trabalhos. E a Internet não funciona direito, as mensagens trocam de casa ou retornam virexus (vírus-exus) que os maliciosos mandam. Criancices. Fora tudo isso, é um bom lugar. Algumas pernas quebradas, quedas inexplicáveis, dores de estômago, mas é da vida, é ou não é? Quem vai reparar nas miudezas?

No comments: