Tuesday, July 30, 2013

Depois que Voltei do Céu (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


A tribo inteira estava em volta de mim, homens, mulheres e crianças, até as velhas e os velhos, todos mesmo esperando ansiosamente. Não sabia por onde começar, comecei de qualquer jeito.
- Como vocês sabem (olhei para os que estavam comigo na caçada) o vórtice me pegou e me deixou não sei onde, um lugar estranho, longe de nossas áreas de caça, nunca tinha visto. Vieram uns de pele negra (mas tanto tinham rosto negro quanto branco) e me levaram, me chamaram de “mendigo”, não sei como entendia aquela língua, me levaram e despudoradamente tiraram minhas peles, rasparam minha cabeça com as mãos que agora já tinham dentes mais duros que o sílex mais duro.
Uns sorriram aqueles risinhos de mofa idiotas, duvidando, fiquei furioso.
- Foi sim, mão de aço, que depois eles largaram de banda, olhei para o chão e todo meu cabelo estava lá, montes imensos, disseram que era para tirar os piolhos. Fiquei como que nu, sem cabelo nenhum. Depois me levaram mais para dentro da caverna até um buraco e depois de passar algo fedorento em mim, me colocaram debaixo de algo num cubículo, mexeram na parede e começou a cair água quente, quase tive um troço! Dacor, você vai me deixar contar ou quer sair no tapa? Fiquei ali, estava até gostando daquela água quente. Procurei olhar onde estava a cachoeira, mas não havia, a água vinha de cima, do nada! Depois mexeram na parede de novo e parou, eu estava ficando cada vez mais assustado com a magia dos deuses. Levaram-me a outro lugar, me vestiram essas roupas que vocês estão vendo, não são peles, mas esquentam, são fininhas, mas esquentam.
Alguém pediu as roupas “só pra ver”.
- É ruim, hem? Você vai fugir com elas. Aí me colocaram dentro de uma caixa junto com outras pessoas, me amarraram e essa caixa se movia, juro que se movia! Não é mentira, não! Balançava para lá e para cá e se movia, depois parou, fiquei assustadíssimo, logo eu que sou guerreiro, quase me borrei, não tenho vergonha de dizer.
As crianças riram.
- Aí entramos noutra caverna, muito alta, era uma montanha cheia de faces brilhantes que iam até bem lá em cima. Tinha umas caixas no fundo que ficavam abrindo e fechado, as pessoas entravam nelas e quando abriam não tinha mais ninguém! Eu juro! Ela engolia as pessoas. Fiquei em pânico, não queria ir de jeito nenhum, me arrastaram na marra e me colocaram lá, a porta fechou, ficamos ali parados um momento sem fazer nada, depois a porta abriu e já estávamos noutro lugar, aquele de antes tinha sumido.
As pessoas estavam de olhos arregalados, umas se benziam.
- Entramos em outra caverna, fomos para a parte do fundo, um deles mexeu na parede e do nada surgiu água, assim, puf, do nada, pra que eu iria mentir? Esse mago me deu uma vasilha de uma cerâmica que não tinha parede, não sei explicar, só que água não derramava, a gente ficava olhando em volta e não derramava, era estranho demais, como gelo, só que a água estava na temperatura mesmo. Bebi, era água mesmo. Bebi mais, água mágica saída da parede. Milagre. Como aquele mágico fizera essa feitiçaria?
As pessoas em volta estavam se afastando, se persignando, estarrecidas, cuspindo e pedindo as bênçãos dos deuses, pegando seus amuletos, torcendo os dedos.
- Depois, outro mago foi até uma caixa, mexeu nela e o fogo pulou! Não acreditei, coloquei o dedo, queimou, é este aqui (vários vieram ver). Queimou, doeu demais, como fogo mesmo. Botou uma vasilha e depois de um tiquinho de tempo tava quente, me deu umas hastes pontudas para pegar a comida, comi, estava quente. Então ele pegou algo de uma caixa grande, estava gelado, saindo fumaça, colocou numa caixa pequena, tirou, estava quente: mais magia! Comi, queimou minha língua, não acreditei.
As crianças já estão quase dormindo, amanhã a gente continua.
Ih, sobre esse Céu dos deuses tenho muito a contar, fiquei uma lua inteira antes de o vórtice me trazer de volta.


Serra, segunda-feira, 02 de abril de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: