Tuesday, July 30, 2013

Diálogo Interplanetário III (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


- Marte, ei Marte.
Marte fez que não escutou.
- Marte, Marte.
Como ele viu que não ia conseguir, falou a contragosto.
- Caramba, agora você nem deixa de um dia para o outro, conversamos agorinha mesmo.
- Meus bichinhos já chegaram aí?
- Que bichinhos?
- Esses que ficam furando minha pele.
- Não, mas eu senti umas coisinhas pousando, só que não eram vivas.
- Pois é, eles chegaram à Lua, a pele dela já é problemática, agora uns deles chegaram lá, ainda bem que não infestaram, voltaram.
- Ó, se você mandar essas coisinhas pra cá vou ficar bravo.
- Não sou eu que mando, eles vão sozinhos. Começaram a sair da minha pele. Chama Júpiter aí.
- Ele não vai gostar, chama você. Por que você não fala com Vênus?
- Ela fica coberta de nuvens, tá na adolescência, sempre enfiada debaixo das cobertas, nem responde, ela é um mistério. Júpiter, Júpiter.
Júpiter fez que não escutou.
- Não adianta você se esconder, sei que você está aí.
JÚPITER (muito aborrecido) – Bem que Marte diz que você é uma chata, tô começando a concordar. Terra, eu tenho mais a fazer com esse monte de filhos. Não se esconde não, Saturno, ela é sua irmã também, pega um pouco do peso.
SATURNO (que estava tentando se esconder, fica ao mesmo tempo embaraçado, sem graça, e irritado) – Caramba, você tinha que me mostrar, poxa, que chato.
TERRA (reparando em Saturno) – Ô, irmãozão, ajuda aí.
SATURNO – do que se trata?
TERRA – os meus bichinhos estão saindo na direção de vocês, ouço dizer que vão pousar em Europa, em Titã, em Ganimedes.
SATURNO E JÚPITER (juntos) – Ah, não.
TERRA – infelizmente, é sim, já mandaram as células deles, os pequenos esporos até Plutão, pobre do infeliz. Mandaram VÁRIOS na direção-sentido de vocês, não repararam?
SATURNO – Até que vi mesmo uns fotografando meus anéis, fotografaram você também, né, Júpiter?
JÚPITER – fotografaram, sim, fotografaram também Netuno, Urano, estão em toda parte, essas praguinhas. Não sei como poderiam nos prejudicar.
TERRA – A capacidade de multiplicação deles é incrível, é um vírus terrível, infestação rápida. Ainda ontem, 15 mil ciclos (Não foi, Marte? Ontem mesmo falei com você, você até reclamou, lembra? MARTE – sim, sim, sim!), eles eram pouquinhos, hoje já são bilhões, esburacaram minha pele toda, tô com umas coceiras incríveis.
SATURNO (desprezando) – problema seu, você que criou.
TERRA – mas é isso que estou falando! Andei ouvindo que eles vão infestar as filhas e os filhos de vocês, dos pequenos aos grandes ainda hoje, sei lá, 200 ou 300 ciclos, talvez menos.
NETUNO – que é isso, minha gente! Deus nos livre! Tão pouco assim? Aqui eles não vêm!
TERRA – você que pensa, eles são terríveis. Quem poderia pensar que criaturinhas assim pequenas iriam inventar os esporos como proteção para viajar no vazio entre nós? Até enviaram esporos na direção de papai, de Mercúrio, de Vênus, já os desceram em Marte, ele que não contou pra vocês...
JÚPITER (com raiva) – caramba, Marte, por quê você esconde essas coisas?
MARTE (enfastiado) – não escondo, só não falei porque pensei que era coisa pouca, banalidade.
URANO – tudo pra você é pouco. Eles proliferarem nesse ritmo não diz nada pra você? Raciocina um pouco, não dói. Pare de pensar nas glórias passadas e pensa no presente, droga!
MARTE – ah, não enche, não, não estou tentando não ver, apenas não dei bola, pensei que a Terra iria se tratar, ela não se cuida, não toma remédio, não toma banho de radiação, fica protegida pelo cobertor atmosférico, não cuida da pele, isso é que dá.
TERRA – ah, Marte, quando você tinha os seus, você também não se cuidava, eu lembro, uns 15 mil dias atrás, 225 milhões de ciclos. Pra onde eles foram?
MARTE – eu vou saber? Cuida da sua vida.


Serra, quarta-feira, 04 de abril de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: