Sunday, July 14, 2013

Bílis de Kid (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


                        Nome mesmo era Euclides, mas o pessoal o chamava de Kid (que em inglês tem, entre outros significados, o de criança, garoto).
Ele era tremendamente nervoso.
Ixi! Demais da conta.
Ele estava sempre com amargor na boca, a bílis o corroía e a gente não sabia de nada, só sabia gozar, sem nos compadecermos de nosso amigo. Ele ficava irritadíssimo e despejava no ambiente, na mesma medida em que a bílis derramava nele.
Pra dizer tudo, ele era um porre, coitado do Bílis. Quando o problema não é com você, quem se importa? Não queríamos a tristeza do Bílis, só a alegria. Assim é a vida. Como dizem, “ria e o mundo rirá com você, chore e chorará sozinho”. Pobres de nós, pobre do Bílis. Era engraçado o nervosismo do Bílis.

BILE (no Houaiss eletrônico)


substantivo feminino
1        Rubrica: bioquímica.
Substância amarelo-esverdeada secretada pelo fígado dos vertebrados e que atua no duodeno auxiliando esp. na emulsificação e absorção das gorduras
2       Derivação: por metonímia.
Mau gênio, mau humor; irritabilidade, atrabílis.

O pessoal dizia que ele fazia muitos cálculos, que a vesícula dele era uma verdadeira calculadora – veja que maldade. E como eram cálculos biliares, o pessoal arrematava: “e aí, Bílis, vamos ao biliar?” A maldade dessa gente é uma arte.
Eles produzia muita bílis ou bile e daí veio o apelido, Bílis, The Kid, o que pegou e quanto mais ele reclamava mais o pessoal chamava, o jeito foi acomodar e no fim ele estava até gostando.
O fato é que doía desesperadamente.
Ele foi ao médico, até eu iria.  O médico receitou as mais avançadas técnicas, de que o ES já dispõem, com tratamento a laser e o escambau, foi fácil, a recuperação tranquila, Bílis the Kid melhorou notavelmente, as pedras que o faziam torcer de dor foram pro vidrinho.

PARA SABER O QUE BÍLIS SOFRIA BATA NA PORTA DESTE ENDEREÇO

                        O problema é que agora ele é o Euclides, não é mais o cara brigão que divertia a gente. É um Euclides qualquer, sem marca especial nenhuma, é qualquer, é ninguém, um bosta-mole como todo mundo. E nós vamos pedir para ele ficar doente de novo? Não vamos, né, lá se foi mais uma fonte de diversão.

No comments: