Monday, July 29, 2013

Corprisão (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Os governos nunca abandonam os princípios governamentais bem firmados, por exemplo, “pão e circo” romanos.
Na modernidade estrutural o “pão” é dado na forma de subsídios (a gente entrega 100 na forma de tributos, o governo gasta 30 na manutenção da máquina, desviam mais 20 e 50 é dado aos pobres para viciá-los na frouxidão).
E o “circo” é o aprisionamento mental.


A PRISÃO MENTAL (através do sonho com o corpo perfeito que não temos nem poderemos ter)

Josemaria apresentou essa tese na faculdade, no curso de Políticas Mundiais. Levantou-se clamor espantoso vindo de várias frentes diferentes: todos os cartolas que desviavam dinheiros dos clubes, os políticos do Legislativo, os juízes do Judiciário, os governantes do Executivo, os empresários que vendem produtos (tênis, roupas, estádios, bicicletas, uma infinidade de itens – q.v. o estudo dela, estimando os valores destinados ao “cultivo da imbecilidade”, palavras dela), os jogadores e atletas que viviam à toa só “cuidando do corpo” (são os gladiadores de hoje) em restaurantes e academias de ginástica, em passeios pagos ao Brasil e ao estrangeiro, acumulando um dinheirão em salários, vivendo naquela mordomia que age como chicote “que conduz o povo à mansidão através dos esportes” (palavras dela).
Nunca tinha pensado nisso! Evidentemente já havia pensado algo e me revoltado, mas não nessa profundidade investigativa. Ela foi fundo. Estimou os trilhões de dólares, mostrou as linhas ligando as empresas e os poderes tanto na totalidade do mundo, quando no país e nos estados, até cidade a cidade no caso do ES. Lógico, não foi só ela, colocou os alunos para trabalhar com bolsa. A beleza do funcionamento da Academia é que esse tipo de trabalho pode ser feito, embora contrarie os interesses governamentais e empresariais. Que empresa ou governo financiaria algo embaraçoso?
É apavorante, porém não vai dar em nada, é claro. É momentoso, a imprensa vai comentar, mas a quantidade de livros publicados ano após ano desviará o interesse, sem falar que as empresas financiarão pesquisas que mostram o contrário. A carga de eventos e notícias é imensa, o mundo é grande “demais”, é tão colossal frente ao indivíduo que nada é capaz de abalar a sócioeconomia, exceto o inexorável movimento dos ciclos. E vai ser perseguida tão logo volte à sombra. Os governempresários podem esperar 10 anos. Pra você ver, 200 anos depois da Inconfidência Mineira os descendentes dos inconfidentes ainda estão sendo perseguidos. O sistema não esquece.
Mais um corajoso que vai se dar mal.

Serra, quinta-feira, 12 de abril de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: