Wednesday, July 03, 2013

Ano Sabático (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


As ocupações à beira do Rio.

                               O RIO ESTÁ PRA PEIXE

ANO
EVENTO
RELATIVO A
FOTOS
2012
Rio + 20

Ecologia (depois do Rio 1992)
Por conta dos direitos autorais, não as disponibilizo aqui.
2013
Rock in Rio
Música
...
2014
Copa do Mundo
Futebol
...
2016
Olimpíadas
Esporte
...


                        Com o bom Riumor de sempre os próprios cariocas divulgaram que a Copa acontecendo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, 2015 eles irão “enforcar”.
Foi mais que isso.
Tá lembrado que entre -1 (1 a.C.) e +1 (1 d.C.) não existe o ano zero? Pois, então, é o ano sabático, quando o ano inteiro sai de férias e só volta no próximo ano novo, ficando faltando esse ano intermediário. Cristo marcou o ano Zero (o que só foi entendido depois, quando quase 400 anos após refizeram o calendário).
O mesmo se dará com 2015 no Brasil. Não é 2012 que refará o curso da geo-história humana, conforme divulgaram com relação aos maias, calendário maia, essas coisas; é 2015, erraram por bem pouco. Assim sendo, o ano de 2015 não virá, será um ano faltante e saltaremos de 2014 para 2016 diretamente, sem passar por 2015. O ano de 2015 irá passear, irá se renovar.
Do mesmo modo você pulará de, digamos, 35 anos para 37 anos (porque o ano faltante, embora faltante, é contado) e despertará já com as soluções e problemas de 365,25 dias depois, terá de se adaptar, é claro.

ANO SABÁTICO (retirado da internet)


Você sabe o que é um ano sabático?
Se respondeu que essa palavra tem alguma coisa a ver com a religião judaica, não está totalmente errado. O termo tem origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado em que os judeus se dedicam ao descanso religioso, quando não realizam nenhum tipo de atividade física.
Esse não deixa de ser, de certa forma, o sentido do período sabático. O costume de aplicar essa tradição religiosa para melhorar a produtividade das pessoas surgiu nas universidades americanas no século 19, onde a licença sabática era concedida com o propósito de garantir ao professor o afastamento de suas atividades pelo tempo necessário para uma reciclagem profissional.
As empresas tiveram suas primeiras experiências com o sabático nos anos 50, quando algumas adotaram esse programa para motivar funcionários que se mostravam abatidos e sem perspectiva - dessa forma as companhias acabaram descobrindo que depois de liberarem seus profissionais para a realização de algum projeto pessoal eles voltavam bem mais motivados.
Na gestão de uma carreira, o projeto sabático (que tem duração média de 6 meses a 1 ano) é uma decisão conjunta entre a empresa e o profissional, que suspende suas atividades normais para dedicar-se a uma atividade que permita refletir e avaliar sua vida profissional e pessoal.
Sem dúvida nenhuma, fazer uma parada no trabalho é uma grande oportunidade para qualquer um - a pessoa ganha experiência, descansa e volta mais valorizada para o mercado de trabalho.

No comments: