Thursday, June 30, 2016


Estrela de David

 

David Orrell, em seu livro Economitos (Os dez maiores equívocos da economia), Rio de Janeiro, Best Business, 2012 (sobre original de 2010), diz nas várias páginas no quadro abaixo (iria inicialmente escrever artigos, mas seria cansativo):

A ESTRELA BRILHA, MAS NÃO TEM ENERGIA SUFICIENTE DE SOL

PÁGINA
O POSSÍVEL ARTIGO.
CITAÇÃO
COMENTÁRIO
198
A Economia é Ciência?
“Claro, uma razão pela qual os médicos estão menos dispostos do que os economistas a fazer previsões duvidosas é que eles podem ser processados por negligência ou erro médico”.
Isso demonstra que a Economia não é ciência e a Medicina/Biologia é, assim como Engenharia, Física, Química e tudo que é matematizado e pode fazer previsões. A Economia é uma Arte, uma Magia, é mentira e sufoca a humanidade.
206
“A economia, portanto, tem a aparência e a sensação de uma ciência ‘natural’ tradicional. Ela explora isso ‘travestindo’ suas ideias em equações matemáticas que são inacessíveis a quem ‘não sabe matemática ou mecânica racional’”.
Não é, no quadro geral está apenas preposta porque é assim que será quando psicologia matematizada, não é ainda. A culpa deles abusarem da falsa matematização é de Von Neumann.
198
O Logos de Evelyn.
“Como Evelyn Fox Keller observou, a natureza ‘não é completamente limitada pelo logos’”.
Só se for o logos dela, porque como vimos Deus dos possíveis é de onde a sombra-Natureza tira os prováveis expressos. Aquele Logos - A Verdade real que habilitou a sombra - limita completamente a Natureza, até porque a possibilitou.
198
O Crescimento Necessário.
“Costuma-se dizer que o crescimento é necessário para que a economia evite o colapso”.
Contraexemplo: nunca houve colapso antes da história e mesmo dentro dela não houve, enquanto a Economia
acadêmica não interferiu.
206
Troca-Troca.
“Enquanto o dinheiro pode certamente ser usado para comprar o prazer, as duas quantidades – o dinheiro e o prazer – na verdade são muito diferentes”.
Como já vimos, o dinheiro é mental, as coisas com que é trocado são exteriores (mesmo quando compra hora das prostitutas, elas estão pensando em itens). O prazer não é trocável, o dinheiro dá acesso às condições de prazer (posse, sexo, lugares).
207
O Montante da Felicidade .
Orrell lista coisas que fariam felizes as pessoas e outras que não.
Na realidade seria fácil determinar extensamente entrevistando as pessoas alegres, satisfeitas (como vimos, a felicidade, porque é plena, só é possível a Deus), e como as há em toda condição do TER, ser feliz não depende de ter, pois de outra forma só o que têm seriam felizes.

A estrela de Orrell brilha, gostei dele, acertou várias vezes.

Mas brilha de longe, não é como o Sol, está distante da verdade.

Serra, quinta-feira, 26 de novembro de 2015.
GAVA.

No comments: