Wednesday, June 01, 2016


A Invasão do Império

 

O Império Britânico foi o maior de todos, tinha no auge 35,5 milhões de km2 (segundo Niall Ferguson), muito mais que a Rússia, com metade disso.

O IMPÉRIO BRITÂNICO NO AUGE

Império Britânico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
O Império Britânico (em inglês: British Empire) foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo. Era um império composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios governados ou administrados pelo Reino Unido. Originou-se com as colônias ultramarinas e entrepostos estabelecidos pela Inglaterra no final do século XVI e início do século XVII. No seu auge, foi o maior império da história e, por mais de um século, foi a principal potência mundial.[1] Em 1922 o Império Britânico dominava cerca de 458 milhões de pessoas, um quarto da população do mundo na época[2] e abrangeu mais de 31,7 milhões de quilômetros quadrados, quase um quarto da área total da Terra.[3] [4] Como resultado, seu legado político, cultural e linguístico é generalizado. No auge do seu poder, foi dito muitas vezes que "o sol nunca se põe no Império Britânico" devido à sua extensão ao redor do mundo garantir que o Sol sempre estivesse brilhando em pelo menos um de seus numerosos territórios.
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2014/07/1280px-British_Empire_evolution3.gif
1492.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjx7RYeXApyw553ty2xw3EAXgcXw5DVd5uMHbrXNz4mRBDnSIoU9nSWZ_N8bb224kZhIxSQhJIBeNYvuVtNIE6FSVpsdFsiRiGQhTC7J16Fn1kvE8zqox3KP-kL4SiAG6KBeeXzTQ/s1600/The_British_Empire.jpg
Digamos, 1892, 500 anos (a sequência mostra diferente): um quarto da população do mundo, se fosse hoje seria 1,8 bilhão de indivíduos.
Nações do Commonwealth, Riqueza Comum, Comunidade Britânica de Nações: são 53, inclusive Moaçambique, que era colônia de Portugal, e Ruanda.
Commonwealth of Nations.svg

Como diz o povo, “o que vai volta” e assim como os britânicos invadiram o mundo o mundo em retorno invadirá as ilhas - já está acontecendo, o que proporcionará certo alento financeiro-econômico, o retorno dos descendentes dos colonos em busca da pátria-mãe, do caldo de cultura da Grã-Bretanha (como eu disse, eles são propagandistas, ladrões e traidores, mas por outro lado também são grandes literatos, têm bom humor, defendem a liberdade a todo custo), do sentido de união.Resta isso, a invasão pelos colonos querendo deixar sua marca “eu estive aqui” (mesmo com toda educação deles, vai somando, fica empestado).

De certo modo, há a emoção de a Grã-Bretanha ter feito tanto, com tudo de torto que teorizou e praticou.

Será interessante observar essa invasão.

Serra, sexta-feira, 17 de julho de 2015.

GAVA.

No comments: