Escola
de Férias e Um Dia Creche
Como já contei várias vezes de outro modo,
dos meus 61, há 55 anos passados o mundo era outro bem diferente, no sentido de
melhor para as crianças, pois tínhamos um mês de férias em junho/julho (15 a
15) e três meses a partir de dezembro (15/12 a 15/03), e nós urrávamos de
prazer; agora as crianças sofrem nas jaulas, desde o desmame com as creches até
a universidade.
Começando aos sete e indo até os 18, por 12 anos
de quatro meses usufruíamos 48 meses de férias, 1/3 de cada ano, ao passo que
agora são 18 meses ou pouco mais, 30 a menos, meses que o capitalismo usurpou a
título de melhorar a educação (mas não a favor dos educandos ou suas famílias).
Como já disse, o ensinaprendizado proposto
deve voltar às fórmulas antigas, pois não se pode nem se deve tirar às crianças
seus direitos.
A VOLTA DOS QUE NÃO
FORAM
(felizes) – isso não quer dizer que professores, como quaisquer trabalhadores,
devam ter quatro meses por ano de férias, somente um – é para as crianças.
1.
ENSINAPRENDIZADO
MANHÃ
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TARDE
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ENSINO
(Como proposto pelos ambientes –
cidades-municípios, estados, nações e mundo)
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APRENDIZADO
(Como desejado pelas pessoas – indivíduos,
famílias, grupos e empresas)
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Caótico.
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Ordenado.
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De respostas.
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De perguntas.
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Professores para alunos.
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Alunos para professores.
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Responsável.
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Livre.
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De tarefas.
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Vibrante.
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2.
NOVAS FÉRIAS
MÊS
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OCUPAÇÃO
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Dezembro.
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Escola de férias.
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Janeiro.
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Fevereiro.
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Março.
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Ensinaprendizado inicial.
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Abril.
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Maio.
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Junho.
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Julho.
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Férias.
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Agosto.
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Ensinaprendizado avançado (para o nível).
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Setembro.
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Outubro.
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Novembro.
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ESCOLA DE FÉRIAS (acampamento,
tarefas de escoteiros-bandeirantes, excursões nas cidades e no campo,
acompanhamento a fazendas e fábricas, inserção no coletivindividual)
Acampamento.
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Excursões rurais.
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Excursões urbanas.
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Fábricas.
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Fazendas.
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DIA
DE MOSTRAR A FAMÍLIA (trabalho de pai e mãe)
Falar das tarefas dos progenitores.
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DIA
DE ENTENDER A PRODUÇÃORGANIZAÇÃO SOCIAL
DIA
DO TRABALHADOR FALAR
Muitas outras modificações.
E, além disso, UM DIA CRECHE (porque um dia a
criança crescerá e você não terá visto) por filho, um dia dado a cada
trabalhador (para pai, um, para mãe, outro) para ir ficar com seu filho na
creche, vendo-o brincar e crescer.
As escolas devem ser pensadas PARA AS
CRIANÇAS e PARA AS FAMÍLIAS e não para o coletivo, o que será consequência da
felicidade encontrada.
Serra, sexta-feira, 17 de julho de 2015.
GAVA.
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