Escolas
Simplexas
No ímpeto de favorecer as crianças e os
jovens, esqueci de olhar os adultos, o que faremos agoraqui.
O ENSINAPRENDIZADO
PARA CRIANÇAS E JOVENS (tirado de Amplificador
e modificado)
PRIMEIRO TURNO
|
NOVO EQUILÍBRIO
ENCONTRADO
|
SEGUNDO TURNO
|
Ensino pausado de respostas.
|
Os novalunos e os novomestres responderão
uns aos outros com cada vez mais rapidez, mais atinadamente, com mais apuro,
com maior prontidão, com maior presteza; e oferecerão exponencialmente novas
abstrações inalcançáveis pelos demais.
|
Aprendizado ativíssimo por perguntas.
|
Professores falam.
|
Alunos inquirem.
|
|
Disciplinado.
|
Livre.
|
|
Quieto.
|
Bagunçado.
|
|
Ordenado e domesticante.
|
Assustadoramente entusiasmante.
|
|
INTERESSE AMBIENTAL (urbano-municipal,
estadual, nacional, mundial).
|
INTERESSE PESSOAL (individual,
familiar, grupal, empresarial).
|
|
ESTATAL
|
NESTATAL
(não-estatal).
|
|
Respostas prontas, catalogadas em livros
didáticos.
|
Perguntas ao gosto, inventadas na hora.
|
|
Atenção.
|
Felicidade.
|
|
Linear.
|
Não-linear.
|
|
Professores informam sobre os AMBIENTES
(cidades-municípios, estados, nações e mundo).
|
Alunos perguntam o que lhes vai na alma
PESSOAL (individual, familiar, grupal, empresarial do pai e da mãe).
|
|
O curral onde nós vaquinhas vamos ser
domesticados.
|
||
Veja se isso se parece com o que está em Conheci-mundo.
|
EQUILÍBRIO DA EXISTÊNCIA
|
|
VIDA DA ESCOLA
|
ESCOLA DA VIDA
|
|
PRISÃO PELA GRADE CURRICULAR ESTATUÍDA
|
“JOGO DE EMPURRA” (No melhor sentido): outrum ou umoutro.
|
LIBERTAÇÃO PELA AGILIDADE DA MELHOR IDADE
|
Quando isso já estiver sendo oferecido, como
já disse, primeiro os ricos darão saltos formidáveis e os pais e as mães terão
dificuldade real em acompanhar as transformações diárias das crianças-jovens e
precisarão, eles mesmos, de reciclagem, o que será ótimo-excelente para as
consciências envelhecidas nossas.
E QUANTO AOS ADULTOS? (Melhor ainda, muito
melhor PORQUE os adultos têm direção-sentido, sabem fazer perguntas “bem
colocadas”, incisivas)
ESCOLA SIMPLES (aquelas
ordinarices, o que foi inventado antes e recauchutado no velho carro do
Estado)
|
ESCOLA SIMPLEXA (equilíbrio
periclitante, como deve ser; toma-lá-dá-cá).
|
ESCOLA COMPLEXA
(Realimentação diárias pelas dificuldades
enfrentadas em toda parte).
|
A batida cotidiana repetitiva do já sabido.
|
Os empregos postulam as charadas
diariamente.
|
|
Quietação supressora das individualidades.
|
Inquietação com resposta.
|
|
Calmos.
|
Brigões.
|
|
Dignidade altiva.
|
Chutes e esbarrões.
|
|
Respostas chatas, mas necessárias, do estabelecimento.
|
Perguntas insistentes e debilitantes ao
professorado quietante.
|
|
Estupidez ponderada, professoral,
nobiliárquica dos acomodados.
|
Paspalhice defenestrada em favor do re-conhecimento.
|
Enfim, como no box, agilidade constante,
kickboxing, pula-boxe, rebentação dos narizes dos acomo-dados.
Como os adultos são muito mais focados,
caminhará ainda mais rápido que na outra modalidade de E/A. Vi a
necessidade-suficiência de colocar tais escolas, de oferecer vagas, desde que
empresários e profissionais a formar estejam dispostos a se engajar:
professores, informatas-cibernéticos, biólogos-p.2, físico-químicos,
psicólogos-p.3 e assim por diante.
Serra, sexta-feira, 14 de agosto de 2015.
GAVA.
No comments:
Post a Comment