Thursday, August 29, 2013

A Criação de Todos Nós (da série Ah, Se Eu Te Conto)

A Criação de Todos Nós

O modelo pirâmide diz que há pares polares oposto-complementares do tipo sim-não, norte-sul, leste-oeste. Isso já diziam os taoístas chineses e os dialógicos gregos há 2,5 mil anos, mais ou menos na mesma época, mas a milhares de quilômetros uns dos outros sem se conhecerem.
A diferença é que o MP é mais preciso e informativo.
Por exemplo, ele diz que existem infinitos nortes, mas só um norte-absoluto, bem como infinitos sules, porém apenas um sul-absoluto. Todos os nortes não-absolutos são ao mesmo tempo sules e vice-versa. Então, tudo que for sul e ao mesmo tempo norte é relativo. Digamos, Linhares está ao norte de Vitória (quer dizer, em paralelo que se situa acima do paralelo de baixo) e ao mesmo tempo ao sul de São Mateus. Desse modo, Linhares não está no norte-absoluto nem no sul-absoluto.
Não há leste-absoluto nem oeste-absoluto PORQUE é convencional, no equador ambos ficam sobre um círculo máximo sem eixo. Isso nos serve para dizer que sim-não, não tendo eixo, não tem sim-absoluto nem não-absoluto, todo sim comporta algo de não e inversamente.
Quanto à criação, que leva à superafirmação no criacionismo e à evolução que remete à superafirmação no evolucionismo, e como já vimos, a criação é aquela processada por Deus e a evolução é aquela processada pela Natureza. Como Natureza-Deus é, em i, um e o mesmo DiN ou NiD, criação-evolução são um e o mesmo também. Quando é posto começo e fim, as coisas mudam de figura e vemos que a Criação geral (conjunto das criações) estava antes do começo, antes da manifestação, enquanto tudo no trânsito é evolução; só quando a Natureza desaparecesse deixaria de haver evolução.
Criação é o SENTIDO GERAL DAS COISAS, o potencial de evolução tal como se poderia encontrar em Deus não-finito como a IDEIA PLATÔNICA, a dialógica-p.6 PLENAMENTE REALIZADA NA MENTE DE DEUS, o mundo das ideias que redenominei Banco das Ideias.
CRIEVOLUÇÃO
DEUS NO INÍCIO
NATUREZA NO MEIO
DEUS NO FIM
CRIAÇÃO: antes de começar o universo.
evolução
Depois de terminar tudo, sabe-se lá quando.
MAIS QUE RACIONAL
RACIONAL
MAIS QUE RACIONAL




As coisas de cada universo essênciexistente são TODO-POTENCIAIS, isto é, estão em equilíbrio pleno mais que dialógico-p.6, são aquelas coisas QUE PODEM ACONTECER com aquele campartícula cê-bóla © no centro de todas as formações evolutivas: quando o campartícula emerge do módulo na modelação ele já traz embutido todos os potenciais enquanto reais-objetivos, isto é, objetivos que se tornarão reais.
TODAS AS COISAS HARMÔNICAS, como harmonizadas além da dialógica-p.6 são os universos QUE PODEM EXISTIR, que podem evoluir para chegar a todas as formas possíveis (as FP não são apenas estas da Terra, seriam as de todos os mundos biológico-p.2 e psicológico-p.3).
Devem existir universos que nunca serão realizados, como já discuti noutros lugares; e, neste universo, numerosíssimas expressões que vem dos mesmos possíveis, dentre os quais vários não tendo se realizado aqui.
Serra, segunda-feira, 17 de dezembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: