Tuesday, August 27, 2013

Penosas Ciscantes (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Quantos tipos de galinhas existem?
Elas podem ser comparadas com as mulheres?

E os galos com os homens?

TIPOS DE GALINHAS
(imagens)

TIPOS DE GALOS
(imagens)

No Brasil “penosas” são as galinhas e “ciscantes” são as aves em geral, em particular galos e galinhas. “Penosa” possui também o sentido de “que tem pena”, “que sofre de pena”, castigo; então, “penosas ciscantes” são as galinhas apenadas, sofredoras.
Mais as galinhas que os galos.
Explico isso por ser necessário ao assunto que abordo, a da sobrecarga feminina no transcurso da vida humana. Não que eu queira inverter o domínio dos homens, tornando-o domínio das mulheres, porque apenas inverteria o sinal e continuaria ainda opressão - é tarefa ingrata propugnar inversões.
DE MODO NENHUM.
O que estou pleiteando é o respeito mútuo.
Jesus disse: “amai ao próximo como a ti mesmo”. Não apenas brancos a negros, homens a mulheres, adultos a crianças, novos a velhos, nacionais a estrangeiros como também humanos a não-humanos (fungos, plantas, animais e primatas), como disse aquele cara, não lembro o nome, mas próximos DE MESMA ESTATURA, inclusive com representantes no Congresso para os não-humanos (não consigo lembrar o nome do sujeito que falou isso, tá na ponta da língua).
Desloco então a visão para as galinhas para que, olhando-as, possamos traçar um paralelo entre as vidas muito mais penosas das galinhas e as menos exigentes dos galos.
E ao deslocar essa visão, olhando os tipos de galinhas e de galos podemos rir de todo nosso emproamento, toda a nossa excessiva altivez, empáfia, fatuidade, orgulho. Galinhas empinadinhas, dragões pequenos descendentes dos dinossauros.
Hah, é de rir.
Depois que pensei isso não posso ver uma galinha ou um galo sem rir à bessa, é de gargalhar, as pessoas não entendem.
Que patetas nós somos!
Quando penso nos políticos rio ainda mais. Galinhas e galos de terno na tribuna da Câmara dos Vereadores, na Assembléia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado – me poco de rir, quase tenho um troço vendo-os de terno os galos e de terninho as galinhas.


Serra, sexta-feira, 13 de abril de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: