Saturday, August 31, 2013

Augúrios e Pitonisas (da série Ah Se Eu Te Conto)

Augúrios e Pitonisas

- Foi à pitonisa?
- O quê?
- Cartomante, adivinha, profetisa, pítia, quiromante.
- Sei o que é, só não tinha ouvido. Estava distraído.
- Foi?
- Não.
- Por quê, não?
- Não tou acreditando em augúrios, prognósticos, presságios, auspícios, augúrios.
- Pra quê isso?
- Isso o quê?
- Ficar falando os sinônimos.
- Você não falou?
- Ih, vamos baixar a bola, jogar mais baixo.
- Não fui e não vou.
- Problema seu, mas qual é a razão?
- Tô com os cristais.
O outro estremeceu. Enrubesceu.
- Não acredito!
- Pois estou.
- Tá variando? Isso de curas pelos cristais? É puro charlatanismo, pirataria pura. Banditismo de aproveitadores.
- Você que diz. Eu acredito. Não posso? E a liberdade constitucional de crença? E tem mais, vou a seções.
- Seções espíritas?
- É. Tem outras?
- Você caiu muito, meu amigo, deixar as pitonisas e os augúrios por cristais e seções, vamos e venhamos, daqui a pouco tá caindo na macumba.
- Vou, vou em tudo, se for pra resolver vou em tudo.
- I Ching, Yin/Yang, tudo isso?
- Tudo. Cartas, sonoterapia, aquaterapia, lamaterapia, vou em tudo.
- Mas o que deu em você? A gente ia junto...
- Ia, mas não tava funcionando. Funcionava procê, mas não funcionava pra mim, você que nunca reparou.
- Mas você já tava para passar ao terceiro nível, aos mistérios dionisíacos. Puta merda, regrediu até embaixo, vai ter de começar de novo, do zero.
- Não vou, tô com os druidas, eles vão operar minha hérnia de disco.
- Rapaz! Olha o risco que você tá correndo! No mínimo você tem que ir aos sacerdotes do fogo, se quiser se recuperar.
- Nunca!
Serra, quarta-feira, 10 de julho de 2013.
José Augusto Gava.

No comments: