Thursday, August 15, 2013

Numerologia (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


          Resolvi estudar os números, porisso usei o sufixo grego que significa palavra, discurso, tratado, estudo – por conseguinte, estudo dos números.

ESTOU-DANDO OS NÚMEROS


TIPO

O FALAD’OURO

AMIGOS
“Dois números naturais são chamados de amigos quando a soma dos divisores naturais menores que o próprio número resultar no outro número”: amiguinho, entende? Aí tem.
COMPLEXOS
O nome já tá dizendo. Difícil até de entender, são parentes mais complicados dos de baixo. São tão complexos que criança passa longe, não entende patavina. Urra, se você gosta de si, fique longe, é o que eu falo. Convencidos de sua superioridade.
IMAGINÁRIOS
É a turma artística da família. Tudo posudo, cheios de banca, com uma panca de doer, muita pose, nem parecem reais. Difícil de entender, só Euler para falar da propriedade deles. Apartados.
ÍMPARES
1,3, 5 - os solteiros que vieram para atrapalhar as famílias, não os convide para ambientes familiares. Desgarrados.
INTEIROS
Arre, emproados demais, como se só eles fossem honestos, muito metidos a besta. Tá, honestidade, mas fechados, não admitem divisão, são extremamente egoístas.
NATURAIS
São aqueles que não nasceram no casamento, que não tem pai declarado em cartório, que não tem registro, porisso são conhecidos como “aqueles números filho da puta”. Vem da Natureza, não do casamento.
NEGATIVOS
Tão sempre pra baixo e de mau humor. Ô gentinha, sempre de cara fechada, sempre de cara amarrada, sempre dando do contra, sempre diminuindo; um problemão. Muito depressivos, vivem fazendo análise.
ORDINAIS
Sabe aquele negócio de dificultar? Quando você pede o andar no elevador e em vez de dizer SEIS a pessoa diz SEXTO? Então, são os ordinários ordinais. Afetação, eu digo. Por quê dizer tricentésimo vigésimo quarto e não 324?
PARES
2, 4, 6 - essas coisas, famílias, não pode ter um sozinho que destoa.
PERFEITOS
“Um número natural é denominado número perfeito quando a soma de seus divisores naturais menores que ele resultar o próprio número”: PRA QUE QUE SERVE ISSO? Meu Deus do Céu, aonde nós chegamos?
POSITIVOS
O pessoal cuca fresca, sempre levando na flauta, centrado, estável, muito bom de conviver, tão sempre pra cima, uma beleza. Pessoal bonito, vou te dizer, verdadeiros galãs, trabalham na Globo.
PRIMOS
A família é grande, daí haver muitos primos; vários deles constituem “frações próprias”, extensas famílias bastante irredutíveis em suas opiniões, não se deixam quebrar de jeito nenhum. Gente muito difícil de conviver. Tem subfamílias. Os “primos gêmeos” são aqueles que ficam a uma cadeira de distância uns dos outros no estádio só para impedir outro de sentar no meio.
RACIONAIS
Eles se acham os reis da cocada preta porque frequentam as aulas de filosofia, vivem por aí discutindo isso e aquilo para parecerem mais sabidos do que são. Não andam com qualquer um, uma chatice. Formam rodinhas, se acham os maiorais.
REAIS
Acham-se “com o rei na barriga”: a nobreza. Afetados que só eles. Não tem aquilo de “pessoa boa demais, mas se puder evitar é melhor”? Então, são eles. Aconselho passar longe.
SURREAIS
“O número surreal define-se da seguinte forma: é um par de conjuntos de números surreais previamente criados. Nesse par, os conjuntos que o constituem são conhecidos por “conjunto da esquerda” e “conjunto da direita”. Nenhum membro do conjunto da direita pode ser menor ou igual a qualquer membro do conjunto da esquerda”. Você entendeu? Nem eu. Vamos deixar por aqui. Tem gente que gosta de complicar.
TRANSCENDENTAIS
São os religiosos da família, vivem envolvidos com a divindade, os mais conhecidos são PI (3,141592...) e PHI (1,618...). Quando começam a falar não param mais, encompridam infinitamente, aconselho a não puxar assunto.
TRANSFINITOS
Ih, fique longe. O pessoal que se aproxima endoida mesmo, vai pro hospício, doidinho de pedra. Intragáveis, horríveis, só pensar fico todo arrepiado!

          Tem mais, mas não vou descer a detalhes, se você quiser pega na Internet, por exemplo, neste endereço, traz bastante coisa sobre a turma: http://www.ofilosofo.com/N%C3%BAmeros.htm.


Serra, sábado, 24 de março de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: