Tuesday, August 06, 2013

Filhindos (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


No país dos pais corujas e das mães corujas ninguém via a realidade.
Chamavam os filhos obesos de “fofos”, assim como Ronaldinho, depois Ronaldo, passou a ser chamado de “Fofucho” (mistura de fofo com gorducho) quando engordou e ficou como uma pipa de água, um barril pintado de amarelo, o apelidado “amarelo Ronaldinho” (de quando ele amarelou na seleção).
Os ladrões eram denominados “amigos do alheio”.
“Filho feio não tem pai” era a pura verdade, pois não se via um filho feio, exceto os dos outros, a família ampla à bessa que vivia rondando a bela nação; e quando a criação deficiente em autoridade levou à degeneração criaram os Conselhos Tute/lares.
Ninguém era racista nesse lugar, mas todos conheciam alguém que era; o jeito foi abrandar a lógica para caber algumas distorções benignas.
Falava-se em “balas perdidas” como se elas tivessem se extraviado e não sido disparadas por meliantes e bandidos fardados autorizados, esquecendo-se de proibir as armas.
Não se falava nos vende-pátria de antigamente, mas em “necessária desestatização”, que era no que a privataria tucana se especializara, segundo alguns.

RETRATIRANDO DA RETA (RE-TRATOS DO BRASIL)

MAIS DE 50 % DE OBESOS

INUMERÁVEIS AMIGOS DO ALHEIO

FILHOS FEIOS

RACISTAS

BALAS PERDIDAS

VENDES-PÁTRIAS

LEI MARIA DA PENHA NÃO COÍBE TUDO

INQUÉRITOS PAPOMENTARES

IMPUNIDADE

SISTEMA TRANSCOL


Em lugar de enfrentarem os que batem em mulheres, em crianças, em velhos, em animais elaboraram (por iniciativa popular dela) a Lei Maria da Penha (ainda bem).
Os roubos eram chamados de “desvios”, como se fossem inertes, e tratados à base de “inquéritos parlamentares” que davam em nada.
O descaso com a justiça era conhecido como “impunidade”.
A superlotação dos ônibus era denominada “sistema” TRANSCOL (transporte coletivo no ES).
Era a i-nação.
Quem poderia fazer um livro sobre isso tudo?
As corujas-machos e as corujas-fêmeas viravam a cara. Faziam da escuridão seu habitat e os filhos das corujas-amadas eram sempre lindos.


Serra, segunda-feira, 16 de abril de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: