Thursday, August 15, 2013

Jorge Armado (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Como sei que o Jorge estava armado?
Visualmente, eu vi, ele puxou a arma para mim.
Era um desses canhões, aquelas armas enormes que a gente vê nos filmes, nunca pensei que ia atirar, até parecia impossível aquela arma disparar. Na verdade, parecia tão pesada que nem conseguia entender como era possível empunhar.

Sei que na China é proibido o porte de armas e cada policial, ao receber a sua, recebe-a com as balas contadas, tendo de prestar contas de cada uma delas. Vi isso num filme em que um deles tinha perdido a sua e passava o tempo todo caçando-a freneticamente, sob pena de perder o cargo e ainda ser preso.
Ele atirou, acertou, morri.
Fui a favor do porte de armas no plebiscito, tinha lá minhas razões, que agora são irrelevantes, a coletividade medrosa tinha as dela. É não querer enfrentar, entende? Agora vejo que enfrentar a bandidagem teria sido o certo, em vez de se esconder atrás de suposta defesa possível, se alguém te atacar em casa de noite – para preservar essa possível defesa damos o direito dos bandidos andarem armados o dia todo e os policiais fazerem e acontecerem.
Foi um tirambaço, abriu um buracão em mim, mal deu tempo de suspirar, nem fui levado ao hospital.
Lembro-me de matéria que dizia que na América do Norte do lado canadense - onde não permitiam posse de armas - o índice de homicídios era, salvo engano, 16 x menos que do lado americano, onde a proliferação é conhecida, olhe na Internet. Alguém deveria ter feito levantamento desapaixonado em todos os países do mundo, acho que os governantes tinham esse dever.
Bom, agora não adianta nada.
Fico pensando também que com essa progressão do uso de crack os meliantes andam mais afoitos no uso das armas de fogo. E, ademais, os policiais enfrentam homens armados em sua patrulha, trocam tiros, verdadeiros combates de guerra civil (conforme eu disse que havia, faz três décadas).
É falta de coragem um país não se enfrentar, não se tornar sério, ser infantil a ponto de usar armas de fogo a torto e a direito.
Agora vejo com esses olhos que a terra já comeu.
Que adianta?


Serra, sexta-feira, 30 de março de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: