Saturday, August 31, 2013

Ação Entre Amigos II (da série Ah Se Eu Te Conto)

Ação Entre Amigos II

COBRA (adesão recente) – Leão, essa foi legal, você é muito criativo.
Eles estão pendurados na fachada de um edifício espelhado, cada qual em sua corda para mais uma noitada de emoções.
LEÃO – obrigado, Cobra, isso me sensibilizou.
JACARÉ – vai afrescalhar?
LEÃO – cala a boca, Jacaré.
Para não serem reconhecidos cada qual adotou uma cabeça de animal ou do que fosse.
BODE – não fala assim com meu irmãozinho!
BOI – pôrra, Leão, não ficamos entendidos que você não iria trazer ele?
LEÃO – ô Bode, meu camaradinha, você reparou no meu nariz quebrado?
BOI – é, reparei, o que foi?
LEÃO – quando eu disse que não iria trazer ele, mamãe me deu dois tapões e começou a chorar. Papai viu aquilo e me deu um só no nariz, quebrou em seis lugares, já fiz duas operações.
PAPAGAIO – gente, esse negócio familiar é muiiiito cativante, mas nós viemos aqui para brincar ou para conversar?
TOMATE – meu Deus, de novo, meus queridos?
GIRAFA – a fruta se meteu no meio.
TOMATE – não ofende, não, sua tomatefóbica.
Girafa tenta saltar por cima de dois ou três para bater nele, é segura por vários.
CAVALO – isso aqui não rende.
Elefante despenca, cai do edifício de seis andares.
Gata pula atrás.
Bode ameaça pular, Leão fica desesperado.
LEÃO – vai não, Bode...
Nisso Bode já tinha pulado.
LEÃO – ai, meu Deus do Céu, o que vou dizer pra mamãe? Meu pai vai me fazer em picadinhos.
PAPAGAIO – e serão pedaços bem pequenos.
Nisso Bode parece nada ter sofrido, acena com as mãos de baixo.
LEÃO (todo alegre) – ele é um cabeça dura mesmo. Bode, seu excremento! Eles já estavam combinados, o casalzinho 70 (60 do Elefante e 10 da Gata, ele tem 2,10 e ela 1,55). Você é um animal.
Bode acena todo satisfeito.
LEÃO – que susto!
BOI – Esse troço tá desandando, muito barulho, a vizinhança vai reclamar e melar nossa diversão.
BACALHAU – essa merda nem vai começar. Vamos perder o dinheiro de novo.
ÁGUIA – você só sabe reclamar, sua coisa horrorosa.
BACALHAU – ah, vá se fuder, pro meu lado não, que eu te arrebento toda.
ÁGUIA – você e mais quantos?
Os dois saltam e se engalfinham em pleno ar. A estrutura lá em cima balança.
LEÃO – acho que as polias não vão agüentar.
PAPAGAIO – gente, parece que uma luz acendeu no prédio em frente. Í, acendeu outra, puta que o pariu, tá acendendo um monte. Vamo se pirulitar. Rápido, irmãozinhos.
Todo mundo vai dando corda, descendo rapidinho.
Alguém grita: ladrões no prédio espelhado, chama a polícia. Mais gritaria. Eles estão todos quase em baixo, o Boi foi mais esperto, apesar de pesadão é mais inteligente.
Eles se escondem, deixam passar a confusão, ficam escondidinhos no terreno baldio, perto das lajotas e da brita.
LEÃO – puxa! Essa foi gloriosa, né, gente?
COBRA – posso vir de novo?
LEÃO – vamos deixar a poeira assentar.
Serra, terça-feira, 02 de julho de 2013.
José Augusto Gava.

No comments: