Tuesday, May 31, 2016


Cursos de Culturalização

 

As pessoas pensam que sabem sobre os seus lugares e tempos, mas isso dificilmente seria possível.

QUANTO SABEMOS DO ESPAÇO E DO TEMPO?

TEMPO
ESPAÇOTEMPO
ESPAÇO
PASSADO
PRESENTE
FUTURO
O da direita multiplicado pela unidade de tempo medido, o segundo, mais de 31 milhões num ano.
http://ts1.mm.bing.net/th?&id=JN.JO5oGhoRfs1PzQtgALb%2bVw&w=300&h=300&c=0&pid=1.9&rs=0&p=0
O indivíduo é sedado tanto pelas notícias quanto pela falta delas, pois fazem-no acreditar em si, já que sobreviver faz sentido socialmente.
Na Terra, 510 milhões de km2 (510 trilhões de m2, o “perto de você”). Sem falar no volume do universo, ~ (13,73 bilhões de AL)3.
http://historiadaterra.no.sapo.pt/aven/mapa.jpg
http://files.professoralexeinowatzki.webnode.com.br/200000036-d5b85d6b23/formas.gif

O que somos realmente tem pouco a ver com o que pensamos que somos e MUITO MENOS com o que as pessoas pensam que somos (só os que leem – fatalmente são poucos, ler é um ato de coragem em que somos permanentemente lembrados de nossa pequenez – sabem um tiquinho mais; como a mente humana é mínima frente ao coletivo, só sabemos esse tiquinho em virtude da doação fantástica vinda da sociedade).

O QUE NÃO SABEMOS (sem falar que não sabemos quase nada da micropirâmide e da macropirâmide – as notícias são parciais, ínfimas, causando desnutrição menor nos que buscam se alimentar e mais nos menos exigentes)

DOS AMBIENTES, QUASE NADA.
Mundos.
1
É exponencial a passagem de um nível a outro.http://niicole.pbworks.com/f/trii.JPG
Nações.
196
Estados.
Estimativa de 4 mil ou mais.
Cidades-municípios.
Estimativa de 200 ou 30 mil.
DAS PESSOAS, BEM POUQUINHO.
Empresas.
Estimativa de 200 milhões ou mais.
Grupos.
 
Famílias.
1,8 bilhão de não-conhecidos.
Indivíduos
7,2 bilhões de desconhecidos.

Em resumo, fora os pouquíssimos estudiosos, os outros sabemos quase nada de quase tudo, ou seja, somos uns completos tapados.

Porisso mesmo os conjuntos deveriam, eles DEVEM colocar classes de PERSONALIZAÇÃO para educar sobre as pessoas e de AMBIENTAÇÃO para ensinar sobre os ambientes, por exemplo, classes de culturalização ou civilização mais ou menos empenhadas ou graduadas (tipo atrasadas ou avançadas em cada nível), de modo que possamos aprender mais. Que sei da geo-história do Amazonas ou que sabem os amazonenses dos 78 municípios do ES?

Estamos boiando na superfície da ignorância particular.

Não há livros sobre o Brasil, sobre essa terrível vastidão que é o país em toda a sua complexidade. Fácil, fácil se pode chegar aos 200 mil temas gerais sobre o Brasil ou milhões, se descermos aos particulares. Os governos nos três poderes, nos níveis nacional, estadual e municipal, SÃO BASICAMENTE ESTÚPIDOS, estão sempre pensando trivialidades, nunca avançam novidades.

Porisso, peço que coloquem salas de aulas.

Ensinem sobre o Brasil, sobre o Espírito Santo, sobre Jacaraípe e tudo mais – seria interessantíssimo e as salas estariam sempre cheias.

Serra, sábado, 11 de julho de 2015.

GAVA.

No comments: