Sunday, May 29, 2016


Encaixando as Peças

 

Como tudo no chamado “palco do teatro da vida” é tão corrido, tão absorvente em ações, fica difícil memorizar, mesmo com escrita e hoje tantos modos de gravação da mídia – QUANTO MENOS PODERIAM NOS TEMPOS ANTIGOS! Há 2,0 mil anos passados, pense só, era problemático.

No tempo de Jesus todos aqueles acontecimentos em poucos anos não permitiriam mesmo muitas observações. Ainda bem que Jesus se cercou de mulheres, pois elas têm uma memória formidável, espantosa mesmo. Claro que foi de propósito, ela sabia bem o que fazia.

E devem ter sido elas, como comentarei, que guardaram os fatos que foram dar no pretendido Evangelho Q (Fonte Q, eles dizem).

MINANDO DA FONTE

Fonte Q
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a0/Hip%C3%B3tese_das_duas_fontes.png/450px-Hip%C3%B3tese_das_duas_fontes.png
A maioria dos estudiosos modernos concordam que Lucas e Mateus utilizaram o Evangelho de Marcos e uma hipotética fonte conhecida como Q.
A fonte Q (também conhecida como documento Q ou apenas Q, sendo que a letra "Q" é uma abreviatura da palavra quelle que, em língua alemã, significa "fonte") é uma hipotética fonte usada na redação do Evangelho de Mateus e no Evangelho de Lucas. A fonte "Q" é definida como o material "comum" encontrado em Mateus e Lucas, mas não no Evangelho de Marcos. Este texto antigo supostamente continha a logia ou várias palavras e sermões de Jesus.

No texto Jesus Político e Jesus por Contrastes pedi esses dois levantamentos: mostrar Jesus no campo, aparentemente sem fazer política, mas obrando em profundidade, e Jesus por diferenças entre altos e baixos dele mesmo e com relação às pessoas. Agoraqui é pontolugar de falar dos encaixes todos, colocar as passagens em todos os apóstolos uma após a outra com o máximo de segurança.

Por exemplo, ao ir para o batismo com João Batista, ele está nitidamente falando com alguém, desde longe do rio:

Nas Entre Linhas.
Veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigos dos publicanos e dos pecadores (Lucas, 7:33 e 34).
Diário Espiritual
Lc 7, 26-28.31.35
Veio João Batista que não come nem bebe vinho, e dizeis: Tem um demônio! Veio o Filho do homem que come e bebe e dizeis: é um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores! Ora, a sabedoria é reconhecida graças a todos os seus filhos. ”

Neste instante, logo antes do batismo, ele é Jesus “que come e bebe”, “comilão e bebedor de vinho”, “é um comilão e beberrão”: ninguém é comilão sem engordar, nem beberrão sem engordar. Por conseguinte, Jesus é, nesse instante, gordo.

JÁ DEPOIS DO JEJUM ELE EMAGRECEU (ninguém fica 40 dias sem comer sem virar quase esqueleto; ele ficou depauperado, daí as ilusões de grandeza; como o corpo dele foi feito com as proteínas e produtos de Maria e ADRN de Deus, certamente era fortíssimo – mesmo chicoteado e debilitado com a perda de sangue, carregou cruz pesadíssima em trajeto longo -, razão pela qual resistiu aos 40 dias completos; de fato, 40 significa muitos)

Tentação de Cristo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Tentação de Cristo é um episódio da vida de Jesus relatado nos evangelhos sinóticos (Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13) no qual, após ter sido batizado por João Batista, Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judeia. Durante este período, o diabo apareceu para tentá-Lo. Recusando todas as ofertas do diabo, ele partiu e anjos então vieram para trazer algum sustento para Jesus.
O relato no Evangelho de Marcos é muito breve, apenas notando a ocorrência do episódio. Mateus e Lucas descrevem as tentações relatando detalhes das conversas entre Jesus e o diabo. Uma vez que os elementos que estão narrativa de Mateus e Lucas e não estão em Marcos são majoritariamente pares de citações ao invés de uma narração detalhada, muitos acadêmicos acreditam que estes detalhes adicionais se originaram da chamada Fonte Q. É de se notar que este episódio não aparece no Evangelho de João.

Nitidamente, JEJUM aconteceu depois de JOÃO BATISTA.

Jesus era gordo quando foi ao encontro de João, emagreceu até “virar um palito” na Tentação do Deserto, depois encheu de carnes, porém não tanto.

Aqui já temos um ponto de partida.

Contudo, não tenho tempo para tudo, sequer uma parte pequeníssima, porisso peço ajuda aos exegetas/analistas e aos hermeneutas/intérpretes. Acho que chegaremos a um bom encadeamento para novo filme mais coerente.

NOVO FILME

1.       Encadeamento;

2.       Operações do campo político;

3.      Contrastes chocantes.

Serra, sábado, 27 de junho de 2015.

GAVA.

No comments: