Saturday, May 28, 2016


Jesus como Ponte

 

No livro Deus Existe? 2ª reimpressão, São Paulo, Planeta, 2013 (sobre original de 2008) debatem o então cardeal Joseph Ratzinger (depois papa Bento XVI) e Paolo Flores d’Arcais, filósofo ateu.

Como já disse reiteradas vezes, Deus não existe no sentido que existimos todas as coisas, seres vivos e racionais destinados a terminar, porque tiveram começo: Deus não teve começo nem terá fim, ele É. É desde sempre, sempre agora em todo lugar, sempre depois.

Assim, o debate já começa errado.

O d’Arcais erra, Ratzinger erra menos.

RESPONDENDO A RATZINGER (ele faz um esforço louvável, aplaudível, contando com tão poucos elementos – não estou criticando-o, pois ele é um bom católico, muito devoto)

PÁGINA
RESPOSTA
11: “(...) o cristianismo se encontra imerso em uma profunda crise em consequência da crise de sua pretensão da verdade”.
Não há nenhuma pretensão: como posto nos textos de Testamento, Jesus é Deus não-finito e como tal não erra. Depois, ele disse “edificarei minha igreja”, significando operacionalmente PARA SEMPRE daquele ponto em diante. As outras verdades são acessórias quando não contrastem. Quando contrastem não são verdades.
11: “(..) se é realmente oportuno aplicar o conceito de verdade à religião; em outras palavras, se é dado aos homens conhecer a autêntica verdade sobre Deus e as questões divinas”.
Desde baixo não seria, quando puramente humano, racional, mas desde que Jesus Deus manifestou, é Deus quem diz, assim deve ser, enquanto os humanos atentem às suas verdadeiras palavras – nelas Deus é autenticamente verdadeiro.
11: “(...) [o cristianismo] com sua pretensão da verdade parece estar especialmente cego diante do limite de nosso conhecimento do divino”.
Para começar, todo ismo é doença mental, o cristianismo também é enquanto superafirmação desnecessária de Cristo. Não é pretensão, porque enquanto colado a Cristo é conhecimento divino, não é cego.
12: “(...) a verdade, que era uma força vinculadora e uma promessa segura, transforma-se em uma forma de expressão cultural do sentimento religioso geral (...)”.
Só para os tolos. É segura e não é mais promessa, é realização. O “sentimento religioso geral” não é A Religião, que não é expressão cultural ou civilizatória com pretensão de conduzir: desde Cristo é FORÇA VINCULADORA que vincula a Deus.
13: “(...) devia ser considerado universal e levado a todos os povos (...)”.
DEVE, veja Testamento.
14: “(...) a religio vera, à qual todos podem ter acesso”.
A religião verdadeira, sendo verdadeira, é A Religião e evidentemente todos podem ter acesso.
15: “Entrou na história, foi ao encontro do homem, e deste modo o homem pode encontrar-se com ele. O homem pode unir-se a Deus porque Deus se uniu ao homem”.
Sim, está demonstrado.
17: “Não se pode chegar por um único caminho a um mistério tão grande”.
É claro que sim! (Ver abaixo).
17: “É justamente isso que diz o racionalismo hoje: não conhecemos a verdade como tal; temos a mesma opinião de formas diferentes”.
No ser humano, como em todo racional, TERÍAMOS, mas desde que Jesus se pronunciou, não há “a mesma opinião de formas diferentes”, há A Verdade em Deus-Jesus.

Poderia comentar o livro todo, levaria muito tempo, especialmente quanto às confusões de d’Arcais.

A QUESTÃO DA PONTE

LADO DA NATUREZA
(Perecível, que aparece ou nasce, que desaparece ou morre).
PONTE
LADO DE DEUS (não-finito, impropriamente chamado “eterno”, que supõe resistência).
Daqui ninguém vê o Oculto, essa é a lógica e a dialética.
Abismo.
De lá Deus pode ter ou não interesse em se manifestar.
http://epifaniasvirtuais.files.wordpress.com/2008/01/abismo.jpg
Racional Natureza.
http://epifaniasvirtuais.files.wordpress.com/2008/01/abismo.jpg
Abismo.
 
 
 
 
 
Deus (Ininteligível).
Corresponde a todo processamento pela inteligência.
A totalização mostra-se incompreensível, o fechamento impossível.
A totalidade, a verdade das potências como permanência.
 
JESUS É O COMEÇO DA PONTE.
 
Veja em Testamento.
http://ts2.mm.bing.net/th?id=HN.608035393674547159&pid=1.7 
Natureza
 
 
 
 
 

Deus
A imagem é explicativa, para os racionais, pois DiN Deus-i-Natureza é único, não é separado – só vemos assim por incapacidade cognitiva. A Natureza 50 % é o visível, o que tocamos extensamente; Deus 50 % é o oculto. A linha é o Espírito Santo que comunica, Jesus é o centro, ao mesmo tempo Natural-mortal e Divino-imortal, compartilha as duas formas, estando ao mesmo tempo na Natureza e em Deus, como vemos. A Trindade é verdadeira NA RACIONALIDADE, isto é, como vista desde a Natureza, mas a Trindade é UM em i.

http://operigodobelo.files.wordpress.com/2008/04/plato-cave-done.jpg

Fácil de ver que Jesus está do lado da humanidade e Cristo é Deus, um é o outro, ambos são: Jesus é Deus-na-Terra, Cristo é Deus manifestado Deus (por poucas semanas).

Embora várias linhas-direções possam levar à cabeça-de-ponte, a partir dela só há uma passagem e é inútil ficar raciocinando: só a ponte passa sobre o abismo, continuar em qualquer direção-sentido divergente seria mergulhar no abismo (= ATEÍSMO = CAOS na Rede Cognata). Quando os carros vindos de qualquer direção chegam à cabeça-de-ponte eles convergem para a ponte, não seguem para o abismo. Tão simples quanto isso.

O QUE JESUS AFIRMOU

João 14
5 Indagou-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho? ” 6 Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14:6 (NIV) "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
Bíblia Online
João, 14
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Como Jesus apareceu em certa época, ninguém tinha ido ao Pai (por exemplo, os pagãos e mesmo os judeus) antes de seu nascimento, pois a ponte não existia; a não ser de outro modo, desconhecido; e é de entender também que depois de seu aparecimento nem um sequer chegou lá que não fosse através dele (nenhum que professe outra religião ou confissão; como já mostrei, os protestantes estão vivendo em pecado fora da Igreja), como uma ponte mesmo.

Serra, sexta-feira, 05 de junho de 2015.

GAVA.

No comments: