Sunday, May 29, 2016


Edificarei Minha Igreja

 

JESUS FALA

Mateus 16, 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. ” Mateus 16:13-19

Em particular: EDIFICAREI minha igreja.

A parte de “minha igreja” já interpretei em Testamento, vá ler.

EDIFICAR (no dicionário Houaiss eletrônico)

Verbo
Transitivo direto
1      levantar (uma construção) a partir do solo, segundo um plano estabelecido e por meio da superposição e combinação de materiais apropriados
Ex.: e. um palácio
Transitivo direto
2     fazer (uma teoria, uma doutrina etc.); fundar, instituir
Transitivo direto, intransitivo e pronominal
3     conduzir ou ser conduzido à virtude, pelo exemplo ou pela palavra
Exs. a leitura edifica o homem
Programas que edificam

Separando, isto:

a.      SEGUNDO UM PLANO ESTABELECIDO

b.      Por meio da superposição e combinação de MATERIAIS APROPRIADOS;

c.       FUNDAR;

d.      INSTITUIR;

e.      CONDUZIR OU SER CONDUZIDO À VIRTUDE, PELO EXEMPLO OU PELA PALAVRA.

Detalhando, isto:

A.     PLANO (de Deus por trás de Jesus);

B.      APROPRIADOS (agentes);

C.      FUNDAÇÃO (todo o meticuloso trabalho dos séculos);

D.     INSTITUIÇÃO (Igreja);

E.      VIRTUDE (exigida), EXEMPLO (dos apóstolos, das mulheres, dos discípulos, dos mártires e dos fiéis), pela PALAVRA (o Testamento).

E, finalmente, porém mais importante, EDIFICAREI, todo tempo estando presente: é Cristo-Deus que está edificando dali para frente. Não são os papas, estes os vice-reis, os vigários de Cristo. É, daquele momento da ressurreição em diante, desde 33 (a completar dois milênios realmente em 2033) para frente, Cristo-Deus que obra, o que significa que não são os apóstolos, as mulheres da segunda fundação, os discípulos, os fiéis – É CRISTO DIRETAMENTE o tempo todo. Com todo desvio em razão das vontades, é sempre Cristo-Deus.

TEMPO DO VERBO EDIFICAR

Significado de Edificarei
Edificarei: alçarei; construirei; erigirei; instituirei.
Edificar: v. t. d. Erguer ou elevar uma construção de acordo com uma estrutura pré-estabelecida e com o auxílio dos materiais necessários: edificar um apartamento.
Desenvolver uma ideologia, uma teoria etc.; instituir: edificar uma nova doutrina religiosa.
v. t. d. v.i. e v. pron. Ser levado ou conduzido em direção ao aperfeiçoamento moral e/ou religioso; conduzir à virtude: o conhecimento edifica o ser humano; livros educativos edificam; edificavam-se indo ao teatro regularmente.
(Etm. do latim: aedificare).

EU EDIFICO.

Cristo-Deus edifica todo dia, todo minuto, sempre, em todo lugar; claro, demora mais porque as pessoas devem aderir por vontade própria. É por isso que é irresistível, em razão do interesse direto e diário de Cristo-Deus. Se fosse meramente humano teria derruído há muito tempo.

Como disse Gamaliel:

Púlpito Cristão
“Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que, por um pouco, levassem para fora os apóstolos; e disse-lhes:

Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens. Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

E agora digo-vos:
Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus”.

Wikipédia

Gamaliel e os discípulos de Jesus de Nazaré

 
Segundo a Bíblia, Gamaliel era fariseu e doutor da Lei naquela época, tendo muitos discípulos, inclusive Saulo (mais tarde Paulo). Segundo os Atos dos Apóstolos. Ele defendeu os apóstolos contra a fúria dos saduceus no Sinédrio em Atos 5, alertando os sacerdotes que se aquela obra (dos apóstolos) viesse de homens, cairia por si mesma, mas se viesse de Deus, seria indestrutível, sendo necessário que se tomassem as devidas cautelas para não se achar combatendo contra Deus.

 

Conselho de Gamaliel

Depois da resposta dos apóstolos, um dos fariseus membro do Sinédrio chamado Gamaliel, muito respeitado, pediu aos apóstolos que se retirassem e passou a discutir o tema com os colegas. Depois de lembrar de outros "que diziam ser alguma coisa" e acabaram mortos (como Judas, o Galileu e Teudas), propôs que nada fizessem contra os apóstolos: «[se] esta obra for de homens, se desfará; mas se é de Deus, não podereis desfazê-la» (Atos 5:38-39). Todos concordaram e, depois de mandar açoitá-los, os judeus libertaram os prisioneiros, que, por sua vezes, se congratularam «por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus» (Atos 5:41).

“Para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus”: conselho que vale para os protestantes e para todos os outros que, a título de seguirem A ou B estiveram combatendo contra Deus (e Deus usou-os para as consequências).

Serra, domingo, 21 de junho de 2015.

GAVA.

No comments: