Friday, June 03, 2016


A Legião

 

Não há “deuses” diante de Deus, há Deus.

Do outro lado, como par polar oposto-complementar (em i), há Natureza, em maiúsculas conjunto de naturezas, cada uma que emerge, por exemplo, esta que olhamos e de onde raciocinamos incompletamente: é Natureza tudo que decai, Natureza é o elemento insubsistente.

Depois que vi em Testamento Jesus vivo como ADRN de Deus, Jesus morto, Cristo ressurreto como Deus mesmo manifestado, passei a considerar TODAS as palavras de Jesus Cristo como sendo absolutas. Isso facilita muito as coisas, mas também dificulta, pois não sabemos se aquelas constantes nos quatro evangelhos (e, esperamos, no quinto evangelho, o central, a fonte Q) são PRECISAMENTE as palavras dele.

Tomando que sejam.

EXPULSÃO DOS DEMÔNIOS

Jesus exorcizando o geraseno
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesus exorcizando o geraseno (ou Jesus exorcizando o gadareno) é um dos milagres de Jesus relatado nos evangelhos. Ele aparece nos três evangelhos sinóticos, especificamente em Marcos 5:1-20, Mateus 8:28-34 e Lucas 8:26-39. Em todos eles, Jesus aparece exorcizando demônios, cujo nome é dado como sendo Legião em Marcos e em Lucas.
Bíblia Online
 
E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
Marcos 5:1-15

Sendo Deus um, os falsos deuses são muitos, de fato são legião (embora pequena frente ao número atual de 7,2 bilhões de humanos ou os 100 bilhões que já viveram ou os racionais todos do universo).

LEGIÃO (no Houaiss eletrônico)

Substantivo feminino
1        Rubrica: termo militar.
Entre os antigos romanos, grande unidade do exército composta das tropas de infantaria e cavalaria
2        Rubrica: termo militar.
Corpo ou divisão de qualquer exército
3        em linguagem bíblica, batalhão de anjos ou demônios
4       Derivação: sentido figurado.
Grande número de seres vivos ou de coisas; multidão
Ex.: uma l. de moscas
5        Rubrica: religião.
m.q. falange ('conjunto de entidades espirituais')

Na acepção 2, “corpo ou divisão de qualquer exército”. Quer dizer, os demônios plurais LEGIÃO são apenas parte, um corpo, uma divisão de um exército muito maior.

Assim, nunca se pode, como Henry Ansgar Kelly em Satã, Uma Biografia (São Paulo, Globo, 2008, original de 2006) usar maiúsculas (estaríamos comparando com Deus, o que é dialogicamente impróprio, inadequado, errado) como em Diabo, Satã, Mefistófeles e assim por diante – consignemos sempre em minúsculas, plural: diabos, satãs, Mefistófeles (pois eles são legião, são muitos, são tantos quanto os desvios, as quedas = OS ATEUS = OS CAÍDOS na RC, os afastamentos em relação a Deus).

Serra, segunda-feira, 20 de julho de 2015.

GAVA.

No comments: