A
Escola Simplexa, a Noite e o Dia
Partindo de A Escola Simplexa simples-complexa, temos a versão adulta do
ensinaprendizado para crianças, que venho postulando desde o começo, quando
comecei a ver a união do que é oferecido com o que não é.
O
QUE É E O QUE NÃO É
O QUE É OFERECIDO.
|
ONDE ESTAMOS
ESPREMIDOS E INSUFICIENTES.
|
O QUE NÃO É
OFERECIDO.
|
Passado.
|
Presente.
|
Futuro.
|
Quietação pela repetição dos dogmas
estatais.
|
Equilíbrio inexistente.
|
Permissão de manifestar a inquietação
diária.
|
História.
|
GH.
|
Geografia.
|
Vida da escola.
|
Realimentação, feedback.
|
Escola da vida.
|
Castração, domesticação.
|
Revitalização, reinjeção.
|
|
(Proposta dos iluministas tarados de 300
anos passados).
|
(Pos-contemporanização das inquietações do
mundo em globalização).
|
|
Dia (como entendido pelo Estado fortemente
castrador).
|
Noite (como sentida por cada pleiteante a
DESEJADA maioridade funcional).
|
|
GRADE curricular em escaninhos rigidamente
estatuídos.
|
Infinidade não-curricular que a existência
inventa enquanto dormimos.
|
|
CONFORTÁVEL.
|
DESCONFORTÁVEL.
|
|
Quietante.
|
Inquietante.
|
|
Calmante.
|
Enervante.
|
Enfim, quando a pessoa acorda para a vida
após os cozimentos mentais dos sonhos “reparadores” e vai enfrentar o Dia
geral, nada a esteve ajudando a recompor os AMBIENTES (mundo, nações, estados,
municípios-cidades) e as visões das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos,
empresas) – a Escola geral só dá apoio ao que é confortável, não ao
desconfortável: ela oferece a falsa-coragem das respostas prontas, não as
réplicas adequadas ao medo diuturno.
Durante o dia o Estado predador, que fala com
voz dos iluministas malsãos de 300 anos passados (1715), não oferece as
liberdades para as detenções de agora e sim o que se tornou oferta regular desde
aquele tempo “jubiloso” redutor da grandeza: o humanismo (superafirmação do
humano) especista (contra as espécies), o estatismo dominador dos indivíduos e
tudo que é pessoal, o foquismo (superafirmação do foco) superfocado no
capitalismo e tudo que poderíamos analisar e você pode pensar.
Durante o dia a escola não dá senão aquelas
respostas consagradas, sacralizadas pela permissão do Estado, oferecendo as
matérias domesticantes enquadradoras das PESSOAS a serviço do Capital geral: as
crianças vão às salas receber instruções de comportamento para o futuro serviço
ao domínio ardiloso ou insidioso dos capitalistas e dos seus servos, os
escritórios do Capital universal.
Não vão para receber lições de liberação, vão
ser aprisionadas.
E os adultos, que são mais perigosos ainda,
porque já sabem decidir e decidem à custa de responsabilização, estes menos
ainda recebem ofertas de autonomia, pelo contrário, o PÃO & CIRCO romano continuam
aí enquanto alimentação mínima permitida pelo mínimo salário e a diversão
gratuita ou semi-gratuita da mídia (TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria,
Cinema, Rádio, Internet) que visa obliterar as consciências.
Há contraste nítido entre a ínfima preocupação
do Estado em enquadrar os jovens de um jeito, e os adultos de outro, e as
necessidades imperiosas de reavaliação diária das dimensões do mundo em
processo de globalização exponencializadora.
De manhã ou de tarde nos turnos escolares ou
no dia-a-dia desamparado e descompensado dos adultos, não há nenhuma
preocupação verdadeira e profunda do Conhecimento (Magia-Arte,
Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) geral com
o ser humano ATUAL: o que lhe é oferecido é o conjunto de “panaceias” pensadas
pelos iluministas-humanistas bobocas de três séculos já, incapazes de ver tudo
que esteve de permeio (modernidade de 1453 a 1789 mal interpretada,
contemporaneidade de 1789 a 1991 não visualizada a contento,
pós-contemporaneidade já há 24 anos não enxergada – o trem da interpretação
realmente descarrilou).
Defasagem medonha nas ofertas do Estado.
Estado mínimo no sentido de burro,
não-reagente, não competente para espelhar as mudanças.
Se já é assim para as crianças e os jovens, imagine
para os adultos com sensação de vazio mental, total sentimento de insegurança
interpretativa!
Inventar o novo ensinaprendizado simplexo
será uma grande festa.
Serra, domingo, 16 de agosto de 2015.
GAVA.
No comments:
Post a Comment