Thursday, August 01, 2013

Efremoventes Predadornautas (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


No livro de Heber Casal Sáenz, Os Extraterrestres (Os primeiros povoadores da Terra?), São Paulo, Planeta, 2005 (original de 2004), na página 104 o autor diz: “’foram exterminados [esses répteis gigantes] mediante máquinas equipadas com armas excepcionalmente aperfeiçoadas”.
É Ivan Efremov quem o diz.

EFREMOV E A TAFONOMIA

EFREMOV
“Ivan Efremov (1907-1972) é, talvez, mais conhecido do grande público pela sua vertente de escritor de ficção científica. Ele foi o autor, entre outras, da obra "Nebulosa de Andrómeda", traduzida para várias línguas, incluindo o português”.

(imagem)

Ivan Efremov em expedição paleontológica na Mongólia, em 1948

TAFONOMIA
“A Tafonomia (do grego tafós, enterramento, sepultura e nómos, lei) é a disciplina paleontológica que estuda os processos de transferência dos restos biológicos (ou melhor, da informação biológica) da Biosfera do passado para a Litosfera do presente. Ou seja, a Tafonomia é a disciplina científica que estuda a formação dos fósseis (a fossilização, ou seja, dos processos de inclusão dos restos biológicos em contextos geológicos) e da formação das jazidas paleontológicas fossilíferas”.

(imagem dos continentes)


E mais abaixo: “(...) comprovando que todos, sem exceção, tinham igual detalhe: o enigmático furo!”. E ainda: “(...) Efremov se assombra por encontrar enterrados, em uma mesma zona, centenas de cadáveres de dinossauros e tiranossauros, o que é contraditório, já que estes se alimentavam dos primeiros”.
Sáenz conclui, de forma perfeitamente válida, no meu modo de entender, que os furos foram provocados por armas laser. De fato, o que poderia causar furos tão certinhos, tão perfeitos? Armas cinéticas, do tipo bala, acabariam por romper as bordas e não é isso que se nota.
Quanto a estarem todos juntos, poderíamos pensar numa enchente, muito súbita, que os pegou a todos, matou e conduziu-os, na enxurrada, ao mesmo lugar, ao mesmo poço, mas isso seria ir longe demais, é verdadeiro contrassenso.
O mais certo é o que Sáenz diz: seres muitíssimos avançados de vários milhões de anos atrás (quando os seres humanos ainda não tinham emergido dos primatas) vieram ao planeta e atiraram nas cabeças dos sáurios, depois os ajuntando no mesmo lugar para evitar contaminação, dentro do princípio ecológico.
Eu, por mim, é isso, digo que é isso, sem dúvida alguma.
Um cientista sério como Efremov apontou as carcaças e chamou atenção para os furos e Sáenz adiantou a hipótese. Não resta dúvida.
Aquilo que poderíamos chamar de “efremoventes” (movidos segundo a hipótese de Efremov) foram deslocados pelos predadornautas (navegantes espaciais predadores) que caçavam há dezenas de milhões de anos na Terra, que vinham dos mais longínquos lugares para fazer safári em nosso planeta. O que poderia ser mais verdadeiro que isso!? Tá na cara! Os safados vieram aqui sem nenhuma autorização e usaram nosso planeta como parque de diversões, verdadeiro Parque Jurássico. Ordinários! Me dá uma revolta danada.
Ainda bem que Sáenz corajosamente denunciou isso.
É totalmente absurdo.
É um nojo.


Serra, domingo, 15 de abril de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: