A imensa navescola
pairava no céu da Terra, uma esfera imóvel circulada no equivalente do equador
por toróide que girava lentamente, criando efeito de gravidade. O toróide tinha
um quilômetro de raio na seção reta, mas parecia um fio junto à cintura da esfera.
- Professor, que
planeta é esse?
- É o planeta-mãe.
- Já chegamos?
- Sim.
- Por quê viemos
vê-lo?
- Bem, esta é uma
nave-escola, como sabem estamos circulando pela Galáxia para ver os mundos
colonizados em seqüência, desde o primeiro, que é justamente a Terra.
- A Terra foi
colonizada?
- Não, ela foi a
origem, de onde saímos todos.
- Vamos descer?
- Não, a gravidade
é de um G.
- Um G? Quanto é
isso?
- Mil miligês.
- MIL???
- É, vocês não
poderiam voar, seriam esmagados.
- Quanto tem no
toróide?
- 150, 200. Na
esfera microgês.
- E como pudemos
ter vivido lá?
- Não tínhamos
asas, não éramos grandes como somos hoje, éramos muito compactos, a Natureza
nos preparou para 1,0 G. Aqui todos possuem asas, dos animas aos primatas, os
seres expandidos (baleias, golfinhos, elefantes, primatas, todos os animais),
fomos modificados pela reengenharia genética ao longo de centenas de anos.
- E a temperatura?
- Média mundial de
20º C.
- Vinte? Só isso,
que horror!
- E quantos eram?
- Antes da
migração, 12 bilhões.
- Puxa!
- É, bem pouco, não
são os quatrilhões de seres-novos de hoje, mas vocês devem pensar que era
ecologia fechada num planeta só, não estava espalhada em 600 mil mundos
cidadespaciais. Depois que os genes foram adaptados ao espaço e transferidos,
os que ficaram foram morrendo de velhice até sobrarem somente os guardiões que
estão planejando a Novevolução. Não vamos descer, eles não vão subir, vamos
televersar.
- Então eles não
vão voar conosco na esfera?
- Não. Como
voariam, se não possuem asas?
- Que vida mais sem
graça.
- Para nós, né?
Para eles, como guardiões, estão fazendo obra excelente, recuperando o planeta
dos milênios de destruição, usando os exoesqueletos, os waldos
info-cibernéticos de grandes dimensões, pareceriam gigantes diante de nós,
várias dezenas de metros de altura, remodelando as montanhas, uma tarefa que
dura muito tempo.
- Tão pesados
assim, não teriam como subir no toróide para ir à esfera voar, teriam de ser
içados.
- Eles nem querem.
Não estão lá obrigados, fazem por prazer, imagine o que é recuperar um mundo
inteiro!
- E vivem quanto
tempo?
- 130, 150 ciclos.
- Só isso,
professor? O senhor quer dizer 1.300 ou 1.500...
- Não, é isso
mesmo, 130 a 150, nossos antepassados viviam 30, 50, 80.
- Como pode,
professor?
- Atmosfera
não-controlada, sol, chuva, furacões, maremotos, doenças, pesquisem. Vocês
vivem agora em condições excelentes e isso será motivo da aula de amanhã.
Consultem, consultem...
Serra, terça-feira,
10 de abril de 2012.
José Augusto Gava.
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